Foto: Jonathas Oliveira/ Semuc BV.

Na manhã desta terça-feira (19), 153 homens e mulheres iniciaram o Curso de Formação para a Guarda Civil Municipal (GCM). A Aula Magna ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMST). A turma é composta por aprovados no Concurso Público de 2023.

Esta é a penúltima etapa do concurso. Os alunos já passaram por avaliações como prova objetiva, exame de aptidão física, psicológica, médico e toxicológico. A última consiste na investigação social. Se aprovados, o efetivo irá aumentar de 319 para 472 GCMs, tornando o trabalho da instituição ainda mais eficiente.

“Com os novos profissionais, a Guarda Civil Municipal terá mais condições de garantir a segurança da população e auxiliar nas demandas como a proteção dos logradouros públicos da cidade, como as praças e outros locais onde as famílias se reúnem”, disse o secretário de Segurança Urbana e Trânsito, Jullyerre Pablo.

Neste primeiro dia, o subcomandante da Guarda Municipal de Boa Vista e coordenador geral do Curso de Formação da GCM, Tiago Ribeiro, abordou o tema: “A Importância da Guarda Municipal no cenário atual e futuro da Segurança Pública Municipal”.

Geziel Araújo, é um dos alunos do Curso de Formação e se sente pronto para adquirir mais conhecimento sobre como exercer suas atividades de forma eficiente. “A GCM já faz um trabalho excelente. A minha expectativa é poder aprender mais com os monitores que nós temos aqui e poder oferecer um trabalho de qualidade para a população de Boa Vista”, contou.

O Curso de Formação é ministrado por três GCMs na coordenação, 30 instrutores e seis monitores de turma. A duração é de cerca de três meses. As próximas etapas ocorrem na Faculdade Estácio da Amazônia. Os candidatos terão aulas teóricas, práticas e ao final passarão por estágio nos grupamentos.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here