A Prefeitura de Boa Vista iniciou nesta segunda-feira (13), o curso de formação profissional para 159 candidatos convocados do concurso da Guarda Civil Municipal. As aulas ocorrem no auditório da Faculdade Estácio, no bairro União. Com a nova turma, o município zerou o cadastro de reserva do certame realizado em 2023.
A formação segue até o dia 24 de julho e tem carga horária total de 716 horas. O curso inclui estágio operacional em regime de dedicação exclusiva, com atividades nos períodos diurno e noturno, além de fins de semana e feriados.
Segundo o prefeito Marcelo Zeitoune, a expectativa é reforçar o efetivo nas ruas nos próximos meses. “Em cerca de três meses, mais agentes atuarão na proteção da população e do patrimônio de Boa Vista. Nossa guarda, já reconhecida pela excelência e como uma das melhores do Brasil, está equipada e preparada para cumprir essa missão”, afirmou.
Os alunos foram organizados em três pelotões, denominados Rio Branco, Macuxi e Extremo. A estrutura do curso conta com 7 monitores, 23 instrutores e 24 auxiliares de instrução. Durante a formação, os participantes terão acesso a conteúdos teóricos e práticos voltados à atuação da corporação.
Entre as disciplinas estão armamento e tiro, fundamentos jurídicos e legais, técnicas de defesa pessoal e condicionamento físico. A formação também aborda a atuação da Guarda Civil Municipal no contexto local.
O concurso foi realizado em 2023, com organização do Cebraspe. Inicialmente, 150 aprovados dentro das vagas foram nomeados e empossados. Com a convocação do cadastro de reserva, o número de chamados foi ampliado.
Antes de ingressarem no curso, os candidatos passaram por investigação social, avaliação psicológica e exames médicos. Para parte dos alunos, a formação representa a concretização de um objetivo profissional. “É um sonho de infância participar da segurança pública e defender a população, especialmente os mais vulneráveis. Encontrei na Guarda Municipal essa oportunidade de fazer a diferença”, contou a aluna Gabrielly Salvador.
Já o aluno Leandro Silva destacou a motivação para ingressar na área. “O que me motivou foi fazer parte da segurança pública da nossa cidade. A Guarda tem uma dinâmica que valoriza as competências individuais e permite atuar em diferentes frentes, o que é muito estimulante”, disse.
Atualmente, a Guarda Civil Municipal de Boa Vista conta com 451 agentes e 9 grupamentos operacionais. De acordo com o Anuário 2025 de Cidades Mais Seguras do Brasil, a capital está entre as dez com melhores índices de segurança do país.










