Deputado Nicoletti (União-RR) - Foto: Reprodução

Em um vídeo divulgado em suas rede sociais, o deputado federal Nicoletti (União-RR) mentiu ao dizer que o prefeito da capital, Arthur Henrique (MDB) é “omisso” e que “não tem cobrado ao governo federal” por ressarcimentos relativos à crise migratória, iniciada há sete anos.

O parlamentar, que não destinou um único centavo por meio de emendas parlamentares para, especificamente, a redução de impactos da crise migratória em Boa Vista, esperou sete anos para se posicionar sobre o assunto. Coincidentemente (ou não, claro!), Nico pretende se lançar mais uma vez à disputa pela prefeitura de Boa Vista. E a campanha já começou com uma mentira.

Arthur Henrique tem se desdobrado para manter a qualidade na prestação dos serviços públicos, e uma boa parte desses recursos, vem da União, por meio de programas e de convênios. Para a Saúde, em Obras, um parceria que avança, e que ainda está longe de ser a ideal para a continuidade do trabalho na capital. Recorrentemente o prefeito vai a Brasília e se reúne com ministros além do próprio presidente da República, em busca de soluções.

Romero Jucá, presidente do MDB, que não ocupa nenhum cargo político atualmente, tem feito muito mais por Boa Vista, lá em Brasília, no tocante à migração, que o próprio deputado Nicoletti. Jucá conseguiu, em junho deste ano, a liberação de R$ 5 milhões junto ao governo federal para reforma e ampliação do Hospital da Criança, principal gargalo para a saúde pública municipal, sobretudo quanto falamos em atendimentos à pacientes imigrantes e indígenas. São, em média, 70% do público daquela unidade. Nicoletti só consegue reunião com alguém do governo quando tem algum senador do lado. Não é levado a sério pelo pessoal do Planalto.

Para que essa obra do Santo Antônio possa começar, o governo de Roraima, ao qual Nicoletti é aliado, tem que devolver ao município o terreno que ocupa com sua maternidade de lona. Do contrário, a verba volta para Brasília e a reforma não será feita. Adivinhe se Nicoletti está cobrando a conclusão da maternidade de lona, e devolução do terreno à prefeitura. Não está. A preocupação do deputado agora, sem os Bolsonaro no poder como cabos eleitorais, é em inventar defeitos para a articulação política de Arthur.

Enquanto Nicoletti mente e diz que Arthur está de braços cruzados, o prefeito se reúne com representantes do Ministério da Saúde em buscas de compensações. Quanto a ministra Nísia Trindade esteve aqui, Arthur a levou pelo braço, para mostrar a realidade do Hospital da Criança. A garantia de manutenção de recursos foi dada, e o governo federal tem cumprido com o acordado.

Quando Lula (PT) esteve em Roraima, em janeiro e março deste ano, Arthur teve a oportunidade de levar inúmeras demandas ao presidente. Entre elas, os efeitos da crise venezuelana. Em outro evento, no interior do Amazonas, em agosto passado, Arthur foi de Brasília a Parintins com Lula, no avião presidencial, a convite do presidente, para que pudesse ter o tempo necessário de discutir soluções para Boa Vista. Lula vê em Arthur o que faltam a outros políticos de Roraima: qualidade. Não é a toa que tem provocado ciúmes até em Nicoletti, que faz oposição ao governo federal.

Durante a sanção do novo programa “Mais Médicos”, Arthur foi o prefeito escolhido por Lula para representar os chefes de Executivo de mais de cinco mil municípios, e fez de Boa Vista, a cidade-modelo no atendimento de saúde básica, com, proporcionalmente, a maior equipe de saúde do governo federal atuando aqui.

“O que estamos fazendo hoje mostra a força do que a boa politica pode fazer, presidente: unir o poder de quem pode fazer e a capacidade de transformação, cuidando sempre das pessoas. Então, nós teremos o grande compromisso e a gente tá fazendo esse grande trabalho, porque colocamos a vida das pessoas em primeiro lugar”, reportou Arthur ao presidente, naquela ocasião.

E, diferentemente daquilo que o deputado balbucia em seus vídeos, tem sido assim em diversos momentos. Na conquista de recursos públicos federais, para dar sequência à manutenção da cidade, tendo em vista que o orçamento do município é muito inferior ao do Estado. E o prefeito também não tem interesse de fazer tal qual o governador, que endividará Roraima pelos próximos dez anos, com um empréstimo a toque de caixa de quase R$ 1 bi, com louvores da Assembleia e aí sim, total OMISSÃO do deputado Nicoletti.

O deputado foi omisso ainda quando a primeira-dama desse Estado, Simone Denarium, assumiu uma cadeira vitalícia no Tribunal de Contas do Estado (TCE-RR), como conselheira. Aquela mesma que já aprovou as contas do marido na primeira oportunidade de apreciação dos gastos. Nenhum piu de Nicoletti. Nenhuma palavra.

Agora, o deputado que sequer honra com as dívidas trabalhistas de seu partido, que foi condenado a pagar indenizações para ex-funcionárias, incluindo sua assistente pessoal, diz que a prefeitura de Boa Vista não trabalha.

E quem trabalha, deputado? O senhor? Antes de sonhar com a prefeitura da capital, acredito veementemente que o senhor deva começar pelo primeiro passo: aprender a ser deputado. Está no segundo mandato e não trouxe até então para Roraima mudanças significativas para a vida do povo. Aprovar projetos destinados somente às carreiras policiais, seu reduto eleitoral, não é pensar em política coletiva, onde mais de um cidadão saia ganhando.

Quais projetos ou programas o parlamentar desenvolveu em prol da redução da crise migratória? Quanto em emendas parlamentares o deputado Nico trouxe para Roraima com a finalidade de reduzir esse tipo de impacto desordenado? E por fim, mas não menos importante, questiono: uma pessoa que não honra com direitos trabalhistas de funcionários que o servem ao seu lado, tem alguma condição de gerir as contas de um município?

É muita gente pronta para apontar o dedo, e incapaz de ofertar uma solução. Nico é mais do mesmo: político de carreira, ainda que dos mais fracos, que aprendeu que política é “atacar” ao invés de “resolver”.

À espreita da oportunidade de acesso ao fundo partidário para fazer uma grande campanha no ano que vem, Nicoletti talvez até saiba que não é capaz de gerir sequer seu gabinete, o que dirá uma prefeitura.

Deixe ele… que ele é concursado da Polícia Rodoviária.

1 comentário

  1. – Esse jhornalista tem que descobrir que o cidadão, eleitor, já não se deixa engabelar por falácias estéreis.
    – Senhor Rubens Medeiros, defenda o Prefeito Artur com muita garra, pois ele vai sofrer uma tentativa
    de rasteira da oportunista Teresa Surita, mancumunada com o corrupto Romero Jucá que o povo de Roraima quer ver bem longe daqui.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here