Ministra da Saúde, Nísia Trindade e Arthur Henrique. Foto: Giovani Oliveira/ Semuc BV.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima, chegou a Boa Vista nesta quarta-feira (1º). Juntamente com uma comitiva que inclui o secretário de Saúde Indígena Weibe Tabeba, para acompanhar o andamento de soluções à crise Yanomami.

Ela esteve na Casa de Saúde Indígena (Casai) e acompanhou os trabalhos do Hospital de Campanha montado no anexo da unidade.

O prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (MDB), acompanhou e apresentou à ministra da Saúde, o trabalho desenvolvido para a população do Estado nas Unidades Básicas de Saúde do Município e no Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA). A ministra elogiou a gestão e se sensibilizou às demandas do Município para ampliar e melhorar ainda mais o atendimento de saúde básica na capital.

A visita iniciou na UBS do bairro 13 de Setembro e, em seguida, percorreram o Hospital da Criança, única unidade de Saúde do Estado com atendimento especializado para crianças.

Para Arthur, a vinda de uma comitiva tão grande do MS demonstra a sensibilidade do Governo Federal e foi importante para apresentar as demandas do Município, que tem garantido atendimento de qualidade para a população não só de Boa Vista, mas de todo o Estado e até de países vizinhos.

“Vieram conhecer a realidade, vieram devido à crise humanitária, mas foi um momento importante para a gente mostrar todas as demandas do Município. A ministra se mostrou sensível a todo o contexto. Nós levamos ela até a unidade de Saúde do 13 de Setembro, que é a maior impactada pela imigração. Trouxemos no Hospital da Criança, onde ela conheceu nosso bloco de internação de indígenas, mas também pôde ver todo o atendimento que a gente faz para a população em geral da cidade de Boa Vista, do Estado de Roraima e até de outros países”, comentou.

O prefeito também destacou a parceria que deve surgir após a visita da ministra para ampliar o atendimento de qualidade que já é oferecido pelo Município, mas que precisa de mais investimentos devido o atendimento para a população de todo o Estado e de países vizinhos, que sobrecarrega as unidades de saúde.

“A ministra ficou de fato impressionada com o que viu aqui e se colocou a disposição para garantir mais recursos para o município para que a gente possa ampliar algumas unidades básicas de Saúde, para que a gente possa melhorar o atendimento e ampliar o atendimento do hospital da Criança. Vai tentar também nos apoiar com a contratação de mais médicos para atender à nossa rede. As demandas estão nas mãos do Ministério, tenho certeza que esse Ministério vem sensível à Saúde do Município de Boa Vista e a gente vai conseguir em parceria construir um grande atendimento, uma ampliação aqui na cidade”, disse o prefeito.

Nesta quinta-feira (2) a ministra irá à região de Surucucu, na Terra Yanomami. Até agora, os profissionais e voluntários da Força Nacional do SUS já realizaram mais de 2,4 mil atendimentos nos polos base e 475 atendimentos na Casai de Boa Vista, com 214 altas registradas.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here