Antonio Denarium (PP). Foto: divulgação/Facebook Antonio Denarium.

O governador Antonio Denarium (PP) não tem tido muita paz quando a palavra “tribunal” é pronunciada ao seu redor. É que mal consegue dormir aguardando as possíveis consequências da indicação da primeira-dama, Simone, a vaga de Conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE), agora, o dono dos bois se vê diante de outro grave problema no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RR): o processo adiantado de sua cassação.

O chefe do Executivo não contava com a votação desfavorável do juiz relator em torno de sua cassação. Nem ele, nem seus advogados. O relator, que é quem melhor se aprofunda no processo, e faz papel de conselheiro para os demais, encontrou as evidências necessárias para provar que houve abuso de poder econômico de Denarium durante o ano de 2022. Ano de eleições.

A denúncia específica em análise, é de que o governador utilizou-se do período eleitoral para aumentar de 10 mil para 50 mil o número de beneficiários do programa social “Cesta da família”, com pagamentos mensais de auxílios para subsistência dos mais pobres. Ficou entendido como o governo que não tinha a aprovação necessária para a reeleição meses antes de outubro, conseguiu virar o jogo: na base da desonestidade. Em seu voto, o magistrado solicita que novas eleições sejam realizadas para o governo de Roraima.

O segundo juiz acompanhou o voto do relator. Com o pedido de vistas do terceiro, o governador ganhou dez dias para desenhar novos rumos para sua defesa. Em caso de cassação, ele poderá recorrer no cargo junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Porém, com a aprovação popular em queda, seu futuro político estaria comprometido, a começar dos entraves impostos pela impiedosa Assembleia Legislativa, que ainda aguarda o cumprimento de acordos firmados para a aprovação da primeira-dama para o novo job.

A conta pode sair bem mais cara do que a esperada.

Parque Anauá

Mal foi inaugurada a nova pista multimilionária de competições do parque Anauá, e ela já está descascando, como este colunista pôde presenciar na noite desta terça-feira (30). O local é extremamente escuro, apesar de novos postes caríssimos terem sido instalados. Ainda estava alagado da chuva, oferecendo risco aos praticantes de caminhada e ciclismo que estavam por ali. Não tem escoamento na área destinada a prática de esportes? É um uso amador do dinheiro público. Passe lá e confira você mesmo: o mato já está crescendo no meio da ciclofaixa nova, e, dada a escuridão, o ambiente é completamente inseguro. Não recomendo.

O Tribunal de Contas do Estado tem o dever de fiscalizar esse tipo de obra multimilionária. Aquilo ali não pode ter custado o que custou. É completamente fora da realidade, ainda mais oferecendo um nível baixo de qualidade. O problema é se o processo cair na mão da conselheira Simone, primeira-dama. E aí, ela aprova ou reprova essa conta? Você, leitor, já sabe a resposta.

O local que teria tudo para ser o principal cartão-postal do estado tornou-se um canteiro de demolições sem fim. Da calçada desnivelada ao entulho deixado pelos cantos. O único museu de Roraima foi posto abaixo, para que uma obra-caixote venha, lá no futuro, ao tempo de deus-dará.

Um estado sem memória e sem respeito pelo seu patrimônio arquitetônico.

É o padrão Antonio Denarium de qualidade.

Centro de Autismo

Na semana em que a Unimed foi sabatinada e duramente cobrada na Assembleia Legislativa de Roraima para que realize os atendimentos às crianças com o Transtorno do Espectro Autista, a prefeitura da capital mostrou como lida com o dinheiro público: com alta responsabilidade.

Foto: Diane Sampaio/Semuc BV.

O município agora conta com um Centro Especializado multidisciplinar para atender a 784 alunos com autismo da rede municipal. O único que existe na região Norte do Brasil. É atendimento do mais alto nível, com profissionais especializados e uma estrutura que poucas clínicas particulares com esta finalidade possuem no Brasil. E a custo alto, lá fora.

Do mesmo molde, público, apenas o CEETEA, administrado pelo Hospital Makenzie, em parceria com a prefeitura de Curitiba – PR, que é o de referência na América Latina. O de lá tem capacidade para atender a 500 alunos.

O daqui tem atendimentos nas áreas de psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional, pedagogia, arte, educação física e serviço social. A estrutura conta com atendimento educacional especializado, acolhimento, avaliação multidisciplinar, sala de artes/música, brinquedoteca, área de circulação, refeitório, banheiros adaptados, dentre outros espaços. O novo centro fica localizado na avenida Glaycon de Paiva, bairro São Vicente.

Boa Vista Junina

Junho chega em ritmo de São Pedro e São João. A prefeitura de Boa Vista promove entre os dias 20 e 25 deste mês a 23ª edição do Boa Vista Junina – o maior arraial da Amazônia. Além das apresentações tradicionais de grupos juninos, com premiação, vai ter show de Barões da Pisadinha e de dezenas de atrações locais, incentivando os artistas da terra.

É beleza, é decoração, é comida típica, é música, é gente fazendo bonito no tablado. As quadrilhas de Boa Vista são reconhecidas nacionalmente, e encantam em competições pelo Brasil. São apresentações hiptonizantes.

Foto: arquivo/Semuc BV.

A prefeitura disse que pretende bater o próprio recorde da maior paçoca do mundo, além de fortalecer toda a cadeia econômica que gira entorno de um evento desse porte. Da costureira, a quem vende o tecido; do ambulante ao dono do açougue onde ele compra a carne para o churrasquinho – todo mundo sai ganhando, sobretudo, nossa tradição.

A programação completa vai ser divulgada ao longo dos próximos dias, para que o boavistense consiga se programar e prestigiar o evento, que faz parte do nosso calendário, consolidado como algo organizado, bem feito, e com a responsabilidade de quem sabe o impacto que isso gera na nossa cultura e na nossa economia.

Aí sim, é padrão de qualidade.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here