Foto: Jonathas Oliveira/Semuc BV.

Para ajudar a reduzir pontos de alagamentos na cidade, as equipes de limpeza da Patrulha da Chuva têm intensificado os serviços, principalmente, nos lugares onde há descarte irregular de lixo. Em média, são retirados nesses pontos, uma tonelada de lixo todos os dias. Embalagens de alimentos, garrafas e latas de bebidas, restos de materiais de obras e até móveis velhos, são os itens mais encontrados.

Os resíduos são arrastados para os canais nos dias de chuva, por onde apenas a água deveria escorrer. Em visita às ruas de Boa Vista nesta terça-feira, 25, o prefeito Arthur Henrique, destacou não só a importância do trabalho da Patrulha da Chuva, como também da população em colaborar com o município evitando jogar lixo nas ruas.

“Resíduo nunca é para ser colocado na rua, na porta da casa das pessoas, porque isso causa muitos transtornos. Quero lembrar que a gente precisa da conscientização de todo mundo para ter uma cidade melhor. Vamos estar nas ruas trabalhando com a equipe o tempo todo, mas a população precisa cooperar”, reforçou o Prefeito.

Três equipes têm atuado, diariamente, empenhadas nesta missão por todos os bairros. Durante a manhã e tarde os agentes de limpeza capinam, varrem e catam lixo das ruas. E outra equipe, atua com horário estendido até a noite, especificamente mantendo bocas de lobo, valas e canais limpos.

No bairro Senador Hélio Campos, a limpeza acontece há mais de um mês, tempo que poderia ser menor se houvesse conscientização por parte dos moradores. Segundo o secretário de Serviços Públicos, Thiago Amorim, os trabalhos no bairro se prolongam devido as pessoas jogarem lixo, repetidas vezes, em lugares que já foram limpos.

“Este é um problema que não ocorre apenas aqui. Os moradores de todos os bairros veem que as equipes estão trabalhando e jogam o lixo na frente de casa. Mas esses resíduos têm que ser descartados de maneira correta. O lixo domiciliar deve ser colocado nas lixeiras apenas nos dias de coleta, os entulhos, galhadas e restos de obras recolhidos com os containers, pois eles precisam ser destinados para os locais adequados”, salientou.

Coleta domiciliar – Segue calendário da empresa coletora e acontece nos três turnos. Em cada bairro, o recolhimento ocorre três vezes por semana. É importante que os moradores se atentem ao cronograma de coleta do seu bairro para descartar os resíduos na lixeira somente nos dias que o caminhão for passar. Informações sobre dias e horários de coleta podem ser acessadas no site da Prefeitura.

Entulhos e galhadas – A remoção não é feita pelos caminhões de lixo comum e precisa ser agendada. O morador tem duas opções: contratar uma empresa particular ou solicitar o serviço no site da Secretaria de Finanças. Pelo município, o recolhimento de galhadas custa R$ 200,00 e entulhos de R$ 300,00. Os resíduos não devem ser colocados em frente ao imóvel.

Resíduos da construção civil – Não podem ser descartados junto ao lixo comum e galhadas. Desde 2020 não são mais destinados ao Aterro Sanitário. Atualmente, existem empresas credenciadas pela Prefeitura para fazer o transporte, separação e destinação de resíduos da construção civil. Saiba mais em: https://bvresiduos.pmbv.rr.gov.br.

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