HOSPITAL REGIONAL SUL
Hospital de Rorainópolis (Foto: Secom/arquivo)

O Ministério Público de Roraima (MPRR) abriu procedimento para apurar a possível validação indevida de folhas de frequência de profissionais de enfermagem que não teriam comparecido ao Hospital Regional Sul Governador Ottomar de Sousa Pinto, em Rorainópolis. A suspeita envolve servidores fantasmas e possível prejuízo aos cofres públicos.

A investigação também apura o descumprimento de deveres funcionais e possíveis atos de improbidade administrativa relacionados aos registros de frequência dos profissionais. Outro ponto apurado é a quantidade de profissionais disponível para atender os pacientes.

Na portaria, publicada no Diário Eletrônico desta quarta-feira (5), o Ministério Público cita deficiência no dimensionamento da equipe de enfermagem, ausência de enfermeiro supervisor no setor de trauma durante a noite e possível repasse de funções exclusivas de enfermeiros a técnicos de enfermagem.

O caso tramita como Procedimento Preparatório nº 018 de 2026, registrado no Sistema Integrado do Ministério Público sob o número 005805.010 de 2026.

Outro lado

A reportagem procurou a Secretaria Estadual de Saúde para saber se foi notificada. Em nota, a pasta informou que foi notificada e respondeu formalmente ao Ministério Público. Segundo a pasta, foram encaminhadas para análise as escalas de trabalho e as folhas de frequência dos servidores do hospital.

Sobre a supervisão durante o plantão noturno, a Sesau afirmou que a função tem sido exercida pela Direção de Enfermagem. A secretaria explicou que as horas extras disponíveis são destinadas aos profissionais que atuam diretamente na assistência aos pacientes.

A pasta também afirmou que o Hospital Regional Sul é referência no atendimento à população da região. De acordo com a Sesau, a média mensal de cirurgias realizadas na unidade passou de 80 para 250 na atual gestão.

A abertura do procedimento não confirma a existência das irregularidades. O Ministério Público analisará os documentos e demais informações reunidas para decidir sobre a adoção de outras medidas.

Veja a publicação:

ReportagemRedação

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here