Presidente estadual do MDB, Romero Jucá. Foto: Acervo pessoal.

O MDB em Roraima afirmou em nota oficial que a orientação oficial do partido é apoiar a pré-candidatura do governador interino Soldado Sampaio (Republicanos) ao Governo do Estado nas eleições de 2026. No entanto, a legenda novamente não informou que haverá sanções aos filiados que decidirem apoiar outro candidato, o que, na prática, permite que integrantes do partido façam escolhas individuais durante a campanha.

A discussão ganhou força após uma reunião realizada na noite desta segunda-feira (27), quando o presidente estadual do MDB, o ex-senador Romero Jucá, afirmou aos correligionários que respeitava os candidatos do partido que pensassem diferente de quem não apoiassem Sampaio, apoiasse qualquer outro. A declaração fez  on que fez com que mais um filiado entendesse a fala como uma liberação para apoiar qualquer candidato ao Governo.

Segundo os relatos de mais de um filiado presente ao encontro, Jucá também afirmou que “respeita quem tiver algo individual”, declaração interpretada pelos participantes como sinal de que não haveria punição para quem optasse por outro palanque.

Na avaliação do articulista político Rubens Medeiros, em sua coluna, a ausência de previsão de punição tem um efeito prático relevante. Embora exista uma orientação política para que a legenda apoie Soldado Sampaio, os candidatos do MDB podem construir alianças distintas sem que, até o momento, exista informação oficial de que serão punidos por isso.

ReportagemRedação

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here