A comitiva do embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi, esteve em Roraima nesta quarta-feira (5) pela primeira vez. Entre os assuntos, foram discutidos a situação dos venezuelanos no Estado, o 130º aniversário das relações diplomáticas entre Brasil e Japão (Ano de Amizade Brasil-Japão 2025) e a Comunidade Nikkei em Roraima.
O governador cassado Antonio Denarium (PP) destacou as ações sociais do governo japonês para minimizar os impactos sociais do aumento da migração de venezuelanos.
“Agradeço ao embaixador pela visita e estamos à disposição. Vamos fazer um acompanhamento para que possamos celebrar novos convênios, e o Governo Japonês nos auxilie com a migração de venezuelanos. Fizemos muito, mas juntos podemos fazer mais”, disse.
O diplomata japonês falou sobre a importância da visita.
“Agradeço [..] pela acolhida nesta minha primeira visita aqui em Boa Vista. Tive uma ótima conversa sobre as doações às assistências sociais. Também sobre o grande potencial para a produção, negócios e agropecuária. Então, conversarei mais com empresários japoneses para que tragam investimentos para o Estado”, relatou.