Foto: Mayra Wapichana/Funai

A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) apresentou na terça-feira (20) a uma comitiva de lideranças Yanomami e Ye´kwana, as ações desenvolvidas em parceria com outros órgãos na Terra Indígena Yanomami, localizada entre os estados do Amazonas e Roraima.

As lideranças se encontram em Brasília nesta semana onde permanecem até quinta-feira (22) para tratar com vários órgãos sobre pautas relacionadas ao atendimento à população indígena no território.

Composta por 10 lideranças representantes de nove organizações indígenas, a comitiva foi recebida na sede da Funai em Brasília pela presidenta Joenia Wapichana; a diretora de Administração e Gestão, Mislene Metchacuna; a diretora de Proteção Territorial, Janete Carvalho; e a diretora de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável, Lucia Alberta.

As lideranças apresentaram à direção da Funai suas demandas em diversas áreas como saúde, educação, segurança pública, direitos sociais, gestão ambiental e territorial, segurança alimentar, entre outras.

As dirigentes da Funai prestaram os esclarecimentos devidos sobre cada pauta, bem como a competência dos órgãos responsáveis para o atendimento e suas atribuições como autarquia indigenista. E, ainda, como a instituição pode contribuir levando suas reivindicações aos órgãos competentes.

Entre as ações apresentadas pela Funai à comitiva de lideranças estiveram as medidas emergenciais adotadas inicialmente em 2023 com a entrega de cestas de alimentos para garantir a segurança alimentar e ações de melhoria das roças para a retomada do plantio de alimentos em 2024. E, ainda, a celebração de Termos de Execução Descentralizada (TEDs) com várias instituições governamentais para a implementação de projetos voltados à segurança alimentar e nutricional, criação de animais, recuperação ambiental, formação, ensino, pesquisa, inovação e extensão, direitos humanos, entre outros. E ações de fiscalização e proteção territorial em parceria com demais órgãos de segurança pública e ambiental.

As pautas fazem parte das ações realizadas por mais de 20 órgãos do Governo Federal, entre eles a Funai, na terra indígena, desde o Decreto nº  11.405 de 30 de Janeiro de 2023, que trata sobre medidas de enfrentamento da emergência sanitária no território Yanomami.

Além da Funai, as lideranças Yanomami e Ye’kwana também cumprem agenda nos ministérios dos Povos Indígenas (MPI), do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), da Mulher, da Saúde, entre outros órgãos federais que executam ações na Terra Indígena Yanomami.

FonteGoverno Federal

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here