O Centro de Teleassistência Dra. Erika Priscilla Nascimento Vasconcelos, inaugurado em fevereiro de 2024, já realizou mais de 1.030 atendimentos em Boa Vista. A unidade oferece consultas online com médicos do Hospital Albert Einstein, aliadas a acolhimento presencial realizado por médicos generalistas.
O atendimento começa nas unidades básicas de saúde (UBS), onde os pacientes são avaliados. Quando necessário, são encaminhados ao Centro de Teleassistência, onde passam por consulta presencial e montagem do histórico clínico antes da consulta virtual.
O serviço conta atualmente com nove especialidades oferecidas pelo Hospital Albert Einstein: cardiologia, endocrinologia (adulto e pediátrica), gastroenterologia (adulto e pediátrica), infectologia, neurologia (adulto e pediátrica), pediatria, pneumologia, psiquiatria (adulto e pediátrica) e reumatologia.
Entre os atendidos, está Francisco Laerte de Oliveira, 75 anos, hipertenso, que procurou a UBS após sentir dores no peito. Encaminhado ao Centro de Teleassistência, passou pela consulta híbrida com um cardiologista.
“Sou ex-fumante há 25 anos e casos na família de problemas cardíacos. Quando comecei a sentir as dores, já sabia o que deveria fazer. Fui bem atendido pelos médicos do centro e gostei muito desse tipo de consulta”, relatou.
Todos os pacientes são acompanhados por médicos do Centro de Teleassistência, responsáveis pela decisão clínica durante o processo. O médico Rogério Assunção, que atendeu seu Francisco, explicou a continuidade do atendimento.
“Depois que ele fizer os exames que solicitei, sugeridos no parecer do cardiologista do Albert Einstein, seu Francisco retorna para uma próxima consulta. Uma vez que o paciente se encontra estável, sendo feita a otimização dos medicamentos e o fechamento do diagnóstico, ele é encaminhado novamente à Atenção Básica, para a finalização do tratamento”, afirmou.
Segundo Rogério, apesar da resistência inicial de alguns pacientes, especialmente idosos, o formato híbrido tem mostrado resultados positivos. “Eu aprendo muito aqui, mas para os pacientes é ainda mais fantástico. Eles são atendidos por profissionais de excelência, de um hospital renomado mundialmente. E se, durante a consulta, o especialista avaliar a necessidade de uma interconsulta com outra especialidade, a solicitação é feita no mesmo dia”, disse.
Antes da criação do Centro de Teleassistência, Boa Vista já ofertava atendimentos virtuais através do projeto Telemedicina, iniciado em maio de 2021 na UBS Pricumã. Em dois anos, o projeto atendeu 1.548 pacientes.