Foto: Divulgação/Adaf

Uma carga de mais de três toneladas de laranjas foi apreendida nesse domingo (2), pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Amazonas (Adaf), na barreira de vigilância localizada na Vila de Jundiá, município de Rorainópolis, em Roraima. O fruto estava escondido debaixo de cachos de banana e entraria em Manaus de forma irregular.

A laranja não pode ser transportada por ser uma das possíveis espécies hospedeiras das pragas cancro cítrico e mosca-da-carambola, que tem o potencial para devastar plantações. Atualmente, as pragas estão extintas no Amazonas, mas não em Roraima, daí a restrição pelos órgãos de segurança.

De acordo com o técnico de fiscalização agropecuária da Adaf, Samuel Bernardo, a carga foi detectada com a ajuda de um scanner. “A laranja estava por baixo da banana, justamente para tentar burlar a fiscalização. Mas nós identificamos a carga oculta e realizamos a apreensão”, disse o técnico.

A mosca-da-carambola é uma praga devastadora, considerada a maior ameaça à fruticultura brasileira atualmente. Presente no Pará e em Roraima, é motivo da restrição de trânsito de mais de 30 espécies hospedeiras, que não podem vir desses estados para o Amazonas nem para outras unidades da Federação, segundo determinação do Mapa.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here