Implantada em Roraima há pouco mais de um mês, a Anacrim (Associação Nacional da Advocacia Criminal) é uma associação civil e sem fins lucrativos, de âmbito nacional. Com a chegada da instituição no estado a classe de advogados criminalistas ganha um aliado na defesa das prerrogativas e da garantia do livre exercício da profissão.
Para o presidente da Anacrim em Roraima, advogado criminalista Raimundo de Albuquerque Gomes, a associação vem para fortalecer a advocacia criminal e unir a categoria.
“Queremos promover a valorização e a independência dos profissionais que atuam nessa área e exigir, em qualquer esfera de atuação, o reconhecimento e a efetividade das suas prerrogativas, para o livre exercício profissional e o apoio a amplitude de defesa”.
A associação funciona provisoriamente na Av. Major Williams, 854, bairro São Francisco. Segundo o presidente, estão sendo planejadas ações para consolidar a Anacrim em Roraima.
“Firmaremos parcerias com instituições públicas e privadas, e estamos planejando congressos no âmbito estadual, nacional e internacional, dando ênfase a nossos profissionais”, enfatizou.
Os advogados interessados em se associar podem se inscrever pelo site da associação pelo endereço https://anacrim.adv.br/register/.
Perfil do Presidente
Raimundo de Albuquerque Gomes é de natural de Pernambuco (PE). Mora em Roraima há mais de 10 anos. É bacharel em Direito e pós-graduado em ciências penais. Atua há cinco anos na área criminal. É mestrando em Direito pela Universidade Autónoma de Lisboa-Portugal.
Já foi servidor do Tribunal de Justiça do Estado de Roraima (TJ-RR) onde trabalhou em varas criminais e desempenhou a função de assessor jurídico no Ministério Público Federa (MPF-RR).
Além de exercer a advocacia, Raimundo de Albuquerque é professor no Centro Universitário Estácio da Amazônia nos cursos de graduação e de pós-graduação da área do Direito e colunista nos sites Sala de Aula Criminal e Canal Ciências Criminais.
ANACRIM
A Anacrim foi fundada em julho de 2018 após eleições diretas realizada no Rio de Janeiro – RJ. Os advogados criminalistas James Walker Júnior e Flávia Pinheiro Fróes foram eleitos para os cargos de presidente e vice-presidente nacional da Anacrim, para o triênio 2018/21.