Darbilene do Vale (Republicanos). Foto: divulgação.

A participação das mulheres nos espaços de poder e decisão se tornou uma realidade no país. Em Roraima, a secretária do Mulheres Republicanas, Darbilene do Vale, esposa do Senador Mecias de Jesus, tenta ampliar esse cenário e lançar candidaturas competitivas nas eleições municipais deste ano. O movimento tenta se fortalecer, com mais de 60 pré-candidatas para o pleito municipal, que disputarão cargos de prefeitas, vice-prefeitas e vereadoras pela sigla.

De acordo com Darbilene, as principais barreiras que as mulheres enfrentam ao tentar entrar na política são oriundas de um legado cultural que, tradicionalmente, as afastou desse cenário. “Historicamente, as mulheres enfrentam o legado cultural de que lugar da mulher não era na política. Isso gerou barreiras que até hoje são difíceis de superar”, afirma. O Mulheres Republicanas tem trabalhado intensamente para mudar essa realidade, oferecendo apoio, capacitação e protagonismo às mulheres que desejam ingressar na vida política.

Entre as iniciativas de destaque implementadas pelo movimento em Roraima, Darbilene ressalta a Gincana Solidária da Mulher Republicana. “Arrecadamos milhares de kits de higiene pessoal que, posteriormente, foram distribuídos para mulheres em condições de vulnerabilidade”, destaca. Esta iniciativa é um exemplo claro do compromisso do movimento com a solidariedade e o apoio às mulheres em situação de vulnerabilidade.

A evolução da participação feminina na política é vista por Darbilene como um processo irreversível e extremamente positivo. “Essa é a melhor notícia que a humanidade poderia proporcionar para as mulheres. É um processo irreversível, sem volta”, celebra. Ela acredita, firmemente, que a presença de mulheres em cargos de liderança e decisão traz uma sensibilidade e um olhar diferenciado às questões mais complexas, fazendo uma grande diferença na tomada de decisões.

Até o final do ano, a meta do Mulheres Republicanas é  ampliar o número de mulheres filiadas e ativas no movimento, além de marcar presença em todos os importantes acontecimentos políticos do estado. “Nossa meta é alcançar o maior número de mulheres filiadas e ativas no movimento e estar presente em todos os importantes acontecimentos políticos de nosso estado”, reforça.

Para as mulheres que desejam participar da política, Darbilene deixa uma mensagem: “Nunca desista. Nunca aceite menos do que o que você merece. O processo de inserção da mulher na política é um caminho sem volta. É um compromisso de todas, para todas”, conclui.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here