No último sábado, 27 de abril a Prefeitura de Boa Vista levou o “Prefeitura com Você” ao bairro Equatorial com programação em alusão ao Abril Azul, mês dedicado à sensibilização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Durante o evento, que ocorreu das 8h às 16h na Escola Municipal Hilda Franco, foram oferecidos diversos serviços relacionados à Educação Especial. As atividades incluíram palestras, espaço lúdico, sala de acolhimento, contação de histórias e exposição de vídeos e filmes.
A adjunta da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), Meiry Jane, ressaltou a relevância de abordar o autismo e orientar a população para garantir a inclusão.
“Trouxemos também a Sala de Recursos Multifuncionais, uma forma de trabalhar o estímulo sensorial desde a infância, que é mais sensível em pessoas autistas e pode ocasionar desconforto durante as ações do cotidiano. Cada criança é diferente, então é necessário falar sobre o autismo e orientar a população para garantir a inclusão”, disse a adjunta da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), Meiry Jane.
Experiência de uma mãe
Nataly Vallenilla, moradora do Jardim Equatorial e mãe de três crianças, compartilhou sua experiência. Seu filho, Sebastian, de 10 anos, foi diagnosticado com TEA em 2023. Desde então, Nataly tem participado ativamente das atividades promovidas pela escola.
Ela enfatiza a importância das palestras, conversas e dinâmicas para compreender o autismo e melhorar a comunicação com seu filho.
“Foi assim que eu consegui entender o que é o autismo e melhorei a comunicação com o meu filho. É um processo novo para mim e para ele, mas estamos nos saindo bem. Aprendi que cada criança é diferente e estou fazendo de tudo para acolher e incluir o Sebastian”, afirmou a mãe.