A cidade de Mucajaí se prepara para uma das mais tradicionais apresentações artísticas e religiosa: a Paixão de Cristo. Em sua quadragésima edição, a apresentação que ocorre nesta sexta-feira (29), conquista seu público com uma grande encenação a céu aberto. O evento é considerado o maior espetáculo a céu aberto da Amazônia. O tema deste ano, “Espetáculo de Luz”, promete surpreender e emocionar, proporcionando uma experiência única aos espectadores.
Além dos 220 atores locais, esse ano o evento terá a participação especial do ator Eriberto Leão, famoso rosto de novelas da TV Globo. No currículo, Eriberto foi protagonista em duas novelas das 21h. Em 2009, na novela “Paraíso”, e em 2011, quando atuou “Insensato Coração”, de Gilberto Braga.
O evento acontecerá na Cidade Cenográfica Estevam Dos Santos, com quase 10 mil metros quadrados, especialmente projetada para dar vida a este espetáculo grandioso.
Histórico
A Paixão de Cristo de Mucajaí foi idealizada por um grupo de professores locais em 1982 para oferecer a comunidade uma programação diferenciada no período da quaresma.
Começou com origem em estilo Via-Sacra, mas se transformou em uma das maiores peças teatrais do Brasil, fomentando a cultura, o turismo e geração de renda para a cidade.
No ano de 2003, a peça teatral recebeu o prêmio de Notoriedade Cultural, concebido pelo Conselho Estadual de Cultura do Estado de Roraima. Já em 2015, o Conjunto Arquitetônico e Encenação da Paixão de Cristo foram declarados como patrimônio cultural de Roraima.
Este ano, em sua quadragésima edição, o assunto chegou à Câmara dos Deputados em Brasília. O deputado Stélio Denner apresentou um projeto de lei que torna a apresentação Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. O texto segue os trâmites da Casa.