Foto: ascom/prefeitura de Mucajaí

O deputado federal Defensor Stélio Dener (Republicanos/RR) apresentou na última quarta-feira (20) na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei (PL) nº 906/2024, que eleva a Paixão de Cristo de Mucajaí em patrimônio cultural imaterial do Brasil. O evento artístico e religioso é realizado no município de Mucajaí desde o início dos anos 80, e que chega em 2024 à sua quadragésima edição.

O parlamentar cita na defesa do PL ainda que atualmente o evento é realizado num grande complexo cenográfico, com 7 cenários, e com a participação de cerca de 250 atores da própria comunidade, e que reúne mais de 50 mil visitantes durante as festividades.

“Sem dúvidas, é uma das expressões mais importantes do nosso Estado de Roraima, talvez a mais antiga, e pela grandiosidade deste evento, assim como a Encenação da Paixão de Cristo em Nova Jerusalém (PE) tem esse reconhecimento em Lei, entendemos que pela relevância do evento, Mucajaí também merece essa homenagem”, explicou.

O deputado ressaltou ainda a importância do evento para o desenvolvimento regional e fortalecimento do turismo, que coloca Mucajaí como um dos principais destinos dos roraimenses e de turistas do Amazonas, da Guiana e da Venezuela que visitam a região, principalmente por conta dos eventos realizados durante a Semana da Paixão de Cristo.

“Defendemos que reconhecer esta festividade como patrimônio cultural imaterial do Brasil é uma oportunidade de alavancar e potencializar ainda mais as riquezas naturais e culturais do Estado de Roraima e incluindo de vez este evento no calendário de eventos nacionais”, finalizou.

 

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here