A Defensoria Pública do Estado (DPE), em parceria com a ONU Mulheres, realizará uma série de atividades voltadas a mulheres venezuelanas que estão no Abrigo São Vicente.
O encontro, que acontece nesta sexta-feira (18), das 15h30 às 17h, no abrigo São Vicente, pretende preparar essas mulheres para a segunda etapa da formação sobre conflitos e mediação. A estimativa é a participação de 50 mulheres em situação de abrigo.
Uma representante da ONU Mulheres abrirá os trabalhos, abordando sobre questão de gênero, bem como as atribuições da instituição.
Na sequência, a titular da Defensoria Especializada e Promoção da Mulher, Terezinha Muniz, focará no papel social e jurídico da Defensoria, com exibição de um vídeo institucional, e em seguida será aberto para esclarecimentos de dúvidas.
Para finalizar, será realizada a confecção do origami símbolo da atividade, fazendo uma ponte simbólica entre o conteúdo e a atividade aprendida.
“O tema principal das atividades é a mediação de conflitos como ferramenta para a instalação da cultura de paz, de acordo com a vivência de cada uma”, explicou o psicólogo da DPE, Ed Luiz Chagas.
Segundo a coordenadora do Espaço para as Mulheres da ONU, Flávia de Moura, o projeto busca mostrar maneiras de se construir a cultura de paz, tanto dentro dos abrigos, como na sociedade em geral. “Acreditamos que quando ensinamos sobre mediação de conflitos para uma pessoa estamos, na verdade, impactando diversas outras”, ressaltou.