O governador Antonio Denarium (sem partido) nomeou nessa terça-feira (2) o ex-governador e ex-deputado estadual Flamarion como novo secretário-chefe da Casa Civil em Roraima. Portela substitui Francisco Sampaio, o Soldado Sampaio (PCdoB), que saiu do cargo para voltar a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), onde foi eleito presidente no último dia 29.
Em nota nas redes sociais, Denarium afirmou que a escolha foi baseada “na experiência e no trabalho de Flamarion que além de ex-governador, também já foi deputado estadual e atuou em outras atividades no setor público, possuindo habilidade política e um grande conhecimento do Estado de Roraima”.
Flamarion Portela é cearense e formado em engenharia. Ele migrou do Ceará para Roraima e exerceu vários cargos políticos no estado, como o mais importante o de governador entre 2003 e 2004, quando teve o mandato cassado devido a uso da máquina administrativa na campanha eleitoral e compra de votos. À época, assumiu o segundo colocado da eleição, Ottomar Pinto (PTB).
Ele também teve o nome envolvido na Operação Praga do Egito que desencadeou o “escândalo dos gafanhotos” e foi expulso do PT, partido que era filiado à época. Além disso, foi vereador em Boa Vista (1993-1995), deputado estadual (1995-1998 e 2015-2018) e vice-governador de Roraima (1999-2002).