A Polícia Civil de Roraima (PCRR) por meio da DGH (Delegacia-Geral de Homicídios) e do DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa), cumpriu no final da tarde desta sexta-feira, dia 10, no bairro Ayrton Rocha um mandado de prisão temporária contra A.P.S., de 21 anos, investigado como o mandante do homicídio de Ruan Dayllon Gomes Oliveira, de 18 anos, ocorrido no dia 9 de setembro de 2025, no bairro Ayrton Rocha, em Boa Vista.
As investigações, coordenadas pela delegada Luciana Machado Matos Kulay, apontaram que o crime foi motivado por uma disputa relacionada ao tráfico de drogas e à atuação de facções criminosas na zona Oeste da capital. De acordo com os levantamentos, a vítima teria sido confundida com outra pessoa que era o verdadeiro alvo da execução, o que reforça o grau de periculosidade e a desorganização dos grupos envolvidos.
“Desde o início das diligências, a equipe da DGH e DHPP reuniram provas e depoimentos que permitiram esclarecer a dinâmica do crime e identificar quem ordenou a execução. Trata-se de um homicídio praticado com características típicas de acerto de contas, o que demonstra a presença de facções atuando em determinadas áreas da cidade”, explicou a delegada Luciana Kulay.
Segundo as investigações, um homem em uma bicicleta aproximou-se da residência da vítima, chamou por Ruan e efetuou os tiros à queima-roupa. Alguns disparos atingiram uma residência vizinha mas ninguém se feriu. O autor do assassinato abandonou a bicicleta e fugiu em direção à esquina, onde um comparsa o aguardava em uma motocicleta. As investigações apontaram que o autor é integrante de uma facção criminosa. A.P.S., o mandante, é conhecido no meio policial por comandar pontos de venda de drogas e ordenar ataques contra desafetos.
“A identificação do mandante foi possível graças ao cruzamento de informações, depoimentos e levantamentos de inteligência, que confirmaram sua ligação com os executores e com a facção criminosa que atua na região do bairro Nova Cidade”, acrescentou a delegada.
Diligências foram realizadas para localizar o investigado, que havia fugido de Boa Vista. A delegada pediu a prisão temporária, que foi autorizada pela Justiça.
Após o cumprimento do mandado, A.P.S. foi conduzido ao DHPP, onde foi qualificado e interrogado, mas negou qualquer envolvimento no crime. Ele será apresentado à Justiça em audiência de custódia neste sábado, dia 11.