A Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) realizou, na tarde deste sábado (20), uma Sessão Especial Itinerante para entregar a seis pioneiros de Alto Alegre a Comenda Orgulho de Roraima, honraria que reconhece personalidades que contribuíram de forma significativa para o fortalecimento e desenvolvimento do esporte no município, localizado na região Centro-Oeste do estado.
A solenidade, proposta pelo deputado Renato Silva (Podemos) e aprovada em plenário, ocorreu no Estádio Municipal Santão, na Avenida 1º de Julho. Conforme o Decreto Legislativo nº 081/2025, receberam a comenda: Alberlando Silva da Encarnação, Antônio de Souza Damasceno, Clemildo Teixeira Pereira, Manoel Roberval de Souza Ribeiro, Max de Freitas de Lima e Sidrack Nascimento da Cunha.
A entrega das comendas integrou a programação da 2ª Copa Renato Silva e contou com a presença do presidente da ALERR, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), além de outros parlamentares.
Incentivo ao esporte
O presidente da ALERR, Soldado Sampaio, destacou a relevância da homenagem. “A Assembleia tem discutido políticas públicas voltadas ao incentivo ao esporte, que além de promover saúde e lazer, aproxima os jovens de práticas saudáveis. Todo gesto de valorização àqueles que levam o esporte com esforço e dedicação merece o reconhecimento do Poder Legislativo”, afirmou.
O deputado Renato Silva, autor da proposta, se emocionou ao falar sobre os pioneiros. “Vi a alegria deles ao receberem esse título. Todos contribuíram para o esporte em Alto Alegre. Temos atletas que saíram daqui e hoje representam Roraima em outros estados. Precisamos investir em esporte e educação”, ressaltou.
Os parlamentares Jorge Everton (União Brasil), Neto Loureiro (PMB) e Dr. Cláudio Cirurgião (União Brasil) também participaram da solenidade e reforçaram a importância da valorização de personalidades que ajudaram a consolidar o futebol e outras modalidades no município.
“É fundamental esse reconhecimento e essa interação dos municípios com a população, com o esporte, fica o meu abraço, meus parabéns ao deputado Renato”, ressaltou Jorge Everton.
Na mesma linha, o deputado Dr. Claudio Cirurgião destacou a importância de valorizar quem contribuiu para a melhoria do esporte no estado. “São pessoas que fomentaram o futebol e que até hoje incentivam o esporte”.
A gente fica feliz em participar de momentos como esse, unindo a alegria do futebol com a entrega dessas comendas aos pioneiros do esporte no município”, completou Neto Loureiro.
Gratidão dos homenageados
Os agraciados manifestaram emoção ao receber a comenda. “É um prazer muito grande receber essa homenagem em vida. Infelizmente, muitas vezes, o reconhecimento só vem depois que a pessoa já se foi. Hoje me sinto feliz, junto a outros amigos e atletas que se dedicaram eternamente ao esporte de Alto Alegre”, declarou Manoel Roberval de Souza Ribeiro.
Já o ex-jogador Clemildo Teixeira Pereira (Totí) definiu o momento como inesquecível. “É muito gratificante receber uma homenagem em vida. Muitos atletas que contribuíram não tiveram essa oportunidade. Só tenho a agradecer.”
Presença ilustre
O evento contou ainda com a participação especial de Vampeta, ex-jogador da Seleção Brasileira e pentacampeão mundial em 2002. Pela primeira vez em Roraima, o atleta elogiou a recepção calorosa da população
“Fui muito bem recebido em Boa Vista e em Alto Alegre. Desde a chegada, já foi uma festa. Estou muito feliz por participar desse jogo maravilhoso e conhecer o povo roraimense”, disse.
Conheça os homenageados
- Clemildo Teixeira Pereira (Totí) – Iniciou no futebol aos 12 anos; campeão em Alto Alegre em 1986; defendeu diversos times locais e recebeu convites para jogar em clubes da capital, mas preferiu permanecer no município. Aos 57 anos, segue ativo em competições de veteranos.
- Antônio de Souza Damasceno (Damaceno) – Ícone do futebol desde os 15 anos, atuou como jogador e treinador em várias comunidades; campeão nas categorias sub-20 e sub-17 com o Santa Luzia; aposentado como tenente da Polícia Militar, mantém um campo de futebol society em seu sítio.
- Sadrak Nascimento da Cunha – Versátil nos esportes escolares, destacou-se no futebol, representando Alto Alegre em competições intermunicipais e defendendo equipes tradicionais; atualmente joga na Associação Master Zé Lembrança (AMZL).
- Alberlando Silva da Encarnação – Chegou a Alto Alegre em 1978; atuou por times como Vasco, Santa Rita e Fluminense; depois tornou-se técnico do Só 11 Futebol Clube, conquistando títulos importantes; hoje, aos 64 anos, segue na comissão técnica.
- Max Freitas de Lima – Aos 32 anos, tem trajetória marcada pela diversidade esportiva: campeão brasileiro de caratê, atleta de futebol americano e treinador do Primavera Futebol Clube, equipe que ajudou a revitalizar o esporte local com a Copa Renato Silva.
- Manoel Roberval de Souza Ribeiro – Radicado em Roraima desde 1975, fundou o Estádio Ribeirão em Boa Vista e criou o Sport Club Altoalegrense, campeão municipal em seu primeiro ano. Sua história é de dedicação à preservação do futebol no município.