Estudantes de Direito interessados em estagiar na Defensoria Pública de Roraima (DPE-RR), têm até as 23h59 deste domingo (24) para realizar a inscrição. É necessário preencher um formulário online e enviar a documentação necessária.
Para participar, o candidato deve estar matriculado em alguma unidade de ensino superior e cursar a partir do quinto semestre do curso de Direito. No formulário, o estudante deve preencher seus dados e anexardocumentos obrigatórios em PDF.
O estagiário receberá bolsa-auxílio no valor de um salário mínimo vigente e auxílio-transporte, no valor de R$100,00. A jornada de trabalho é de quatro horas diárias, com duração de 12 meses, podendo ser prorrogada por igual período.
O formulário está disponível clicando aqui.
Segundo o coordenador da Escola Superior da DPE, Vilmar Antônio, essa é uma oportunidade única para aplicar o conhecimento teórico na prática. “Estagiar na Defensoria Pública oferece ao estudante a chance de trabalhar com peças processuais, operar sistemas judiciais e atender ao público externo”, afirma.
Vilmar também destaca o valor de um estágio em uma instituição pública, onde o estudante pode observar de perto o funcionamento do sistema judicial e desenvolver habilidades fundamentais.
Gabriela Andesotera, estagiária de Direito na DPE-RR, relata que a experiência proporcionou um crescimento acadêmico e pessoal. Ela ressalta o aprendizado em áreas específicas, como a execução penal, e a convivência com reeducandos e suas famílias. “Esse contato exige empatia e sensibilidade para adaptar a linguagem e facilitar a compreensão das famílias”, explica.
A atuação na Defensoria, segundo Gabriela, é enriquecedora não apenas pelo desenvolvimento profissional, mas também pelo amadurecimento na forma de lidar com questões sociais delicadas.
Além de oferecer uma experiência prática de alta qualidade, o estágio na DPE-RR contribui para a preparação dos alunos para o mercado de trabalho. O defensor público-geral, Oleno Matos, reforça a importância dessa oportunidade para o desenvolvimento dos futuros profissionais.
“Aqui, o estudante não só aplica o que aprende na faculdade, mas vivencia o dia a dia da Justiça, adquirindo experiência e confiança para sua futura atuação profissional. Essa experiência pode realmente fazer uma grande diferença na formação de cada um desses futuros profissionais”, afirmou o defensor público-geral, Oleno Matos.