O Dia dos Professores, celebrado neste 15 de outubro, é uma oportunidade para reconhecer o trabalho incansável dos educadores que dedicam suas vidas à formação de crianças, jovens e adultos. Na Rede Municipal de Ensino, são 3.380 profissionais distribuídos em 140 escolas, tanto na capital quanto no campo e nas comunidades indígenas. A Rede municipal e ainda, o Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista (CETEA), o Centro Municipal Integrado de Educação Especial (CMIEE) e a Biblioteca Municipal.
Para comemorar a data, a Prefeitura de Boa Vista preparou uma programação especial. Na noite desta segunda-feira, 14, ocorreu no Teatro Municipal um culto ecumênico e o Especial Roupa Nova com o Instituto Boa Vista de Música (IBVM). Já na manhã desta terça-feira, 15, os profissionais contaram com café da manhã e gincana na Vila Olímpica Roberto Marinho. E não acaba por aí: nessa tarde haverá uma corrida, encerrando as festividades.
As equipes formadas pelos professores, “Adãos e Evas”, “Equipe do Café”, “As Feras”, “Unidas Venceremos” e “As Indomáveis”, animaram a gincana. As brincadeiras envolveram agilidade e um sorriso no rosto. Ao final, os primeiros colocados ganham medalhas e troféus.
Para a secretária municipal de Educação e Cultura, Maria Consuêlo Sales, esse momento foi importante para promover a integração entre os profissionais de forma lúdica. “A gincana é um momento para os nossos professores brincarem e se divertirem. Essa é uma forma de reconhecer e valorizá-los por toda a dedicação”, disse a secretária.
Os professores exercem um papel fundamental na sociedade, que é participar da educação de cada pequeno cidadão matriculado na Rede Municipal de Ensino. O futuro da capital começa com os cuidados de “tios e tias” da prefeitura. Porém, a comemoração de hoje é um momento para eles “voltarem a ser crianças” e brincarem muito. Evanilsa Goveia, professora da Educação Infantil na Escola Municipal Vila Jardim, comemorou.
“Isso é espetacular para mim. Geralmente, brincamos com as crianças, mas ainda somos os adultos responsáveis. Agora, é diferente. Tem apenas diversão com os colegas de profissão. Vim para competir, sorrir e aproveitar o meu dia”, contou.
Para Alcione Silva, da Escola Municipal Valdemarina Normando Martins, não foi diferente. “Espero que o dia inteiro seja de muita diversão. Todos estão animados e isso é contagiante. Sou bom em correr, então já me preparo para a corrida à tarde. Esses momentos são especiais e gostamos bastante”, disse.
A programação de hoje segue durante a tarde e os professores vão se encontrar às 16h, na Praça Fábio Marques Paracat para participar de uma corrida montada especialmente para eles.