Enquanto é mal falada pela maior parte dos deputados estaduais de Roraima, que são a favor da pauta garimpeira no estado, tendo, inclusive projetos antiambientais aprovados com folga no parlamento estadual, a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) concedeu à Joenia Wapichana, roraimense, a mais alta honraria do Poder Legislativo daquele Estado: o Colar de Honra do Mérito Legislativo.
A Alesp levou em consideração a atuação da advogada roraimense pela luta dos direitos dos povos originários. Ela é presidente da Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas) e ex-deputada federal por Roraima, a primeira indígena nestes cargos, diga-se.
“Quero estender esse colar, essa honra de mérito a todos os povos indígenas do Brasil que tem lutado todos os dias para continuarem a existir como povos indígenas, detentores de cultura, línguas, conhecimentos, crenças, organizações sociais e que tem lutado para reconhecimento dos seus territórios pela demarcação, proteção e gestão de suas terras. Essa é uma luta não só de hoje, mas dessa geração e das futuras, porque nós trabalhamos muito para que a nossa existência continue”, disse a roraimense ao agradecer a homenagem.
Joenia é reconhecida pelo parlamento estadual de São Paulo, ao mesmo tempo em que é desprezada em seu estado natal, por causa de interesses privados e obscuros de deputados roraimenses que discordam das pautas a favor da proteção aos povos indígenas e da natureza.
Lembro, por alto, quem já foi homenageado no último ano com a Comenda Orgulho de Roraima, nossa maior honraria estadual: Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados (cuja esposa trabalha na secretaria do governo de Roraima em Brasília, como adjunta da esposa do senador Hiran), que nunca fez absolutamente nada por Roraima.
Tivemos ainda mais homenagens nos últimos meses: num ato de pura bajulação a quem nunca fez nada pelo estado de Roraima, os deputados Coronel Chagas (PRTB) e Joilma Teodora (Podemos), agraciaram com a Comenda Cidadão Benemérito de Roraima, o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Alberto Simonetti.
O senador Davi Alcolumbre (União-AP), foi outro homenageado pelos deputados de Roraima. Nem buscar a medalha ele veio.
Para os de fora, o mundo. Para os de casa, o dedo em riste.