Foto: PMBV

Boa Vista deu um grande passo em direção à sustentabilidade com a inauguração do primeiro Centro de Compostagem de Resíduos Orgânicos da Amazônia Legal. A iniciativa é parte do projeto “Boa Vista Acolhedora”, uma parceria entre a prefeitura e a Associação Voluntários para o Serviço Internacional (AVSI).

Localizado em um espaço de aproximadamente 40.000m² no Distrito Industrial, cedido pela Prefeitura de Boa Vista, o Centro já recebeu mais de 200 toneladas de resíduos orgânicos desde setembro de 2023. O processo de compostagem acontece de acordo com as diretrizes do Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PMGIRS).

“Antes, o material de resíduos orgânicos coletados na capital eram destinados para o Aterro Sanitário, diminuindo a vida útil do local e gerando a produção dos gases de efeito estufa, que contribuem para o aumento do aquecimento global. Porém, desde setembro do ano passado, passaram a ser entregues para o Centro, onde é feito o manejo adequado, gerando emprego e renda para muitas pessoas”, disse o prefeito Arthur Henrique.

A partir dos resíduos orgânicos coletados, é iniciado o processo de decomposição controlada, resultando em um adubo de alta qualidade para a agricultura familiar local. As famílias beneficiadas pelo Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA) utilizam esse adubo em suas próprias produções.

Parcerias e Apoio

O projeto “Boa Vista Acolhedora” é uma parceria entre a Prefeitura de Boa Vista e a AVSI Brasil, financiado pela União Europeia e apoiado pela Fundação Banco do Brasil. O setor de resíduos é um dos grandes contribuintes para as mudanças climáticas, e o Centro vem para auxiliar esse trabalho e trazer mudanças positivas para a região da Amazônia Legal.

“Esses resíduos têm muito valor quando sabemos reaproveitá-los, gerando novos produtos no mercado. Nós circulamos o resíduo, reintroduzindo na economia. Isso é economia circular, prolongar ao máximo a vida útil dos nossos recursos e materiais. Gera emprego, renda e um meio ambiente mais equilibrado”, afirmou a gerente especial da AVSI, Gabriela Andrade.

 

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here