Foto: reprodução/redes sociais/ Antonio Denarium

Como é de praxe em datas comemorativas, o governador Antonio Denarium (PP) entrou no clima da Semana Santa imitando o ex-governador Ottomar de Souza Pinto: com seu populismo seletivo. Tem caminhão do peixe na páscoa, tem brinquedo no dia da criança, e tem flor no dia da mulher.

A preço de quê, e quem ganha essas licitações, a gente sabe bem que não é por caridade cristã. Sem precisar requerer uma análise política e social mais aprofundada sobre essas ações pouco produtivas do governo do Estado, podemos tranquilamente fazer o comparativo com quem realmente entende de fazer a população prosperar, que é o caso do prefeito Arthur Henrique (MDB).

Ao mesmo tempo em que Denarium distrubui peixe na rua, com duas cassações nas costas e um largo sorriso no rosto, o prefeito da capital que leva muito a sério a aplicação dos recursos públicos, faz diferente: incentiva comundades inteiras a se desenvolverem economicamente por meio da piscicultura. O projeto Moro-Mori é um bom exemplo disto.

A iniciativa da Prefeitura de Boa Vista tem como objetivo trazer novas alternativas para a cadeia produtiva e melhorar a qualidade de vida dos povos indígenas. O atendimento é completo: desde a escavação de tanques que serão usados no desenvolvimento das comunidades indígenas, a distribuição dos alevinos, técnicas e métodos de criação, manejo, e comercialização. Aí sim é uma política pública que faz sentido e dá retorno.

As famílias atendidas pelo projeto ficam responsáveis por conduzir o trabalho que beneficiará toda a comunidade. Todas as famílias responsáveis pelo gerenciamento do projeto em cada comunidade participam de cursos voltado ao manejo da piscicultura, na parte teórica e prática, onde é abordado desde a preparação do tanque, os cuidados com a qualidade d’água e controle de doenças, como também da alimentação dos alevinos. O trabalho segue atendendo a 17 comunidades.

As Comunidades que já receberam esses tanques foram: Serra da Moça, Darôra, Vista Alegre, Campo Alegre, Ilha, Truaru da Cabeceira e o da Comunidade Morcego. É vida sendo mudada de verdade, sem precisar de assistencialismo pontual, que só aparece em datas comemorativas.

Um dos tanques do projeto Moro-Mori, da Prefeitura de Boa Vista. Foto: divulgação/PMBV

É levando a sério o dinheiro público e com uma equipe técnica que não mede esforços para fazer o projeto dar certo, que vidas inteiras têm sido mudadas por ações contundentes de Arthur.

Sem conseguir criar uma marca própria na gestão, Denarium segue na tentativa de  incorporar Ottomar em datas especiais. Sem trabalho para mostrar, sem legado algum para as futuras gerações de roraimenses, o governador que tenta a todo custo aprovar na Justiça o empréstimo de quase R$ 1 bilhão que endividará Roraima pelos próximos dez anos, que não consegue concluir sequer uma única obra das anunciadas há mais de cinco anos: HGR, Totózão, Feiras, Teatro Carlos Gomes, Casa da Cultura, Detran, IML, Parque Anauá, Secretaria de Educação, dentre tantas outras que caíram no imaginário popular.

Só dando presente de graça mesmo, para conseguir arrancar beijos e suspiros…

…dos comissionados.

 

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here