O blindado LMV-BR, usado pelo Exército brasileiro, recebeu o nome de Guaicuru Imagem: Divulgação.

Chegaram a Roraima 16 blindados do Exército Brasileiro para reforçar a segurança na fronteira entre o Brasil e a Venezuela. Os veículos vieram da cidade de Cascavel no Paraná.

O envio ocorre em meio a disputa entre a Venezuela e Guiana pela região de Essequibo. Em Dezembro o Ministro da Defesa, José Mucio, afirmou que os tanques já tinham previsão para envio ao estado, para operações de combate ao garimpo.

Os blindados percorreram 6 mil quilômetros de forma terrestre e fluvial até chegar a Boa Vista na última terça-feira (2). De acordo com o Exército, os blindados são o modelo Guaicuru, ou viatura blindada multitarefa – leve sobre rodas.

O nome é em homenagem a indígenas guerreiros que habitavam a região Centro-Oeste. Além disso, o Guaicuru é um veículo blindado de alta mobilidade. Ele foi projetado para oferecer uma ampla variedade de aplicações, incluindo o emprego em operações de reconhecimento e missões de segurança.

A tensão entre a Guiana e a Venezuela acontece depois de a região francesa descobrir recentemente reservas de petróleo equivalentes a 10 bilhões de barris, maiores que as do Kuwait. Em agosto de 2023, a Guiana abriu um leilão de poços de petróleo naquela área. Assim, a participação do gigante petrolífero americano ExxonMobil gerou respostas do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.

Dessa forma, a Guiana defende uma fronteira definida em 1899 por um tribunal de arbitragem e agora recorre à Corte Internacional de Justiça (CIJ), órgão judicial máximo das Nações Unidas para validá-la. A Venezuela argumenta que o rio é a fronteira natural, como foi em 1777, quando era capitania-geral do império espanhol, e apela ao Acordo de Genebra.

Um acordo assinado em 1966 (antes da independência da Guiana do Reino Unido) anula a decisão anterior e estabelece as bases para uma solução negociada, mas nunca houve um consenso sobre a fronteira.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here