Foto: Leo Costa/ Semuc BV.

Para incentivar a inovação do ensino na capital, a Prefeitura de Boa Vista promoveu a 10ª edição do Prêmio Meritocracia nesta terça-feira, 12. O objetivo da cerimônia é reconhecer o trabalho exemplar de 248 professores da Educação Básica da rede municipal, que foram destaque durante o ano letivo e contribuíram para a melhora dos índices educacionais.

O evento emocionou a todos, pois começou com apresentações de dança e música por alguns alunos dos homenageados. O prefeito Arthur Henrique ressaltou que o prêmio é mais que merecido aos professores. Afinal, são estes profissionais que ajudam a formar os cidadãos de Boa Vista.

“Todos se destacaram ao oferecer o melhor dentro da sala de aula, criando vínculos e implantando metodologias animadoras e inclusivas durante o processo de aprendizagem. São homens e mulheres que aceitam o desafio de dar o seu melhor e ajudar na formação desses pequenos cidadãos de Boa Vista. Eu deixo os meus parabéns para os 248 professores premiados, assim como para os mais de 3 mil professores da rede municipal”, disse.

Além do prêmio em dinheiro, equivalente a uma remuneração mensal, os primeiros colocados das 14 categorias recebem um pin (boton) de reconhecimento e a oportunidade de escolher um intercâmbio nacional para conhecer novas práticas e trazer projetos ainda mais desafiadores nos próximos anos.

“Com o ano letivo se aproximando do fim, nós refletimos sobre os desafios enfrentados ao longo de 2023. Esta noite é marcada por emoção e alegria, pois temos muito a comemorar e celebrar. O trabalho desses profissionais foi incrível, destacando a colaboração e dedicação conjunta. Agradecemos a todos por esse ano inspirador”, frisou a secretária municipal de Educação e Cultura, Maria Consuêlo Sales.

Boa Vista avança na educação inclusiva: conheça alguns dos vencedores do prêmio

Professor de Braille – A professora da Escola Municipal Arco-Íris, Evânia Carvalho, conquistou o primeiro lugar da categoria pela segunda vez. Segundo ela, nenhuma profissão é fácil e para os professores não é diferente. Então essa noite foi de celebração por mais um ano e pela conquista.

“Ser reconhecida pelo esforço e dedicação que tenho dentro e fora da sala de aula é muito gratificante. A Heleninha, minha aluna, vai pular de alegria comigo. Ela tem muito orgulho de mim, assim como eu tenho dela. Inclusive, ela já fez até planos de gastar o prêmio junto comigo. Sou apaixonada pelo que faço e isso não tem preço”, contou.

Professor de Língua Brasileira de Sinais (Libras) – Para Iolanda Viana, professora há mais de 25 anos, a conquista pode ser considerada a realização de um sonho. “Acredito que estou contribuindo para que as crianças com deficiência auditiva garantam os próprios lugares na sociedade. Isso é uma grande conquista para mim. E ser premiada é um reconhecimento gratificante. Tenho muito orgulho”, afirmou.

Professor de Língua Indígena – Luane Carlos tem 28 anos. Ela é do povo Macuxi e leciona na Escola Municipal Vovó Tereza da Silva, localizada na comunidade indígena Darora. “Receber esse prêmio é uma experiência marcante. Fazer parte da educação de pessoas indígenas é um crescimento contínuo e esse prêmio é uma valorização da nossa cultura e identidade. Estou aqui representando o nosso povo”, disse.

Professor do 5º Ano – Em 2022, a professora Anna Brito ficou em primeiro lugar na categoria do 4º ano. A pedido dos pais dos alunos, ela acompanhou a turma para o 5º e, por isso, mais uma vez provou que o reconhecimento é mais que merecido. “Foi um ano trabalhoso. Eu, as crianças, os pais e a gestão trabalhamos juntos para garantir um futuro maravilhoso para a nossa cidade”, enfatizou.

Uma década de reconhecimento e incentivo

Em 2023, o Prêmio Meritocracia completa uma década. Foram mais de 1.700 premiações destinadas aos professores que se destacaram em cada edição. Os 248 premiados na 10ª edição vão ter os nomes publicados no Diário Oficial da prefeitura. Essa conquista ficará marcada para sempre na história de Boa Vista.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here