Foto: Welika Matos/PMBV/Semuc

A Prefeitura de Boa Vista deu posse a mais 139 assistentes/cuidadores escolares nesta quarta-feira (11). Os novos servidores foram aprovados no concurso de 2018. Ao todo, foram convocados 250 profissionais. Os servidores atuarão nas unidades onde houver necessidade, visando assim o melhor atendimento aos alunos da rede municipal.

“Esses novos profissionais chegam para reforçar o trabalho que vem sendo feito na rede municipal de ensino, na implantação da política de educação especial que o nosso prefeito Artur Henrique vem trabalhando na rede. Então, eles chegam para fortalecer esse trabalho, para nos ajudar ainda mais nos avanços educacionais que a rede tem conquistado durante esses anos”, disse a secretária municipal de Educação, Consuêlo Sales.

Com a chegada dos novos servidores será possível concluir o processo de transição dos cuidadores escolares para a jornada de 30 horas semanais. A carga horária já foi reduzida aos profissionais das creches e pré-escolas e será estendida aos demais.

A rede municipal de ensino conta atualmente com cerca de mil cuidadores atuando nas escolas de Boa Vista. Dessa forma, os profissionais trabalham no apoio aos alunos da educação especial que apresentam algumas limitações.

Nas creches, eles são essenciais no cuidado com as crianças, higienização, alimentação, assim como em outros serviços. Além disso, todos recebem formação anualmente na tradicional Semana Pedagógica.

Cuidadores escolares garantem educação inclusiva

A nova servidora municipal Ayulle Watson destacou a importância do cuidador escolar para uma educação inclusiva. “O cargo de cuidador escolar é um cargo que tem honra, é importante para a comunidade escolar em relação à dinâmica com as crianças e a inclusão delas. É, realmente, algo que traz alegria e satisfação, com certeza”, disse.

Em dois anos e meio, a atual gestão empossou mais de 2.500 novos servidores. Só em 2023, mais de 600 concursados tomaram posse na educação. A secretária Consuêlo destaca ainda que o prefeito Artur Henrique tem reforçado o investimento na educação especial.

“Em 2020, nós tínhamos 60 salas de recursos multifuncionais, hoje nós passamos de 70 salas, inclusive, nós fazemos esse atendimento nas escolas indígenas e do campo. O prefeito inaugurou o Centro de Atendimento a Crianças Autistas, além do Centro Municipal Integrado de Educação Especial, que nós já temos no Bairro dos Estados. Adquiriu o TIX Letramento, que é um teclado que vem favorecer também o ensino e a aprendizagem dessas crianças da educação especial”, concluiu.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here