Foto: Diane Sampaio/Semuc BV.

Garantir que as crianças tenham onde brincar e façam isso com segurança é primordial na capital da Primeira Infância. Por isso, a Prefeitura de Boa Vista está fazendo manutenções frequentes em áreas de lazer voltadas para os pequenos. Nesta semana, os serviços se concentram na Praça do Ayrton Senna e Clotilde Thereza Maciel, Nova Cidade.

Por serem espaços de uso comum e principais áreas de lazer para o público infantil, os brinquedos dos parquinhos das praças exigem investimento constante da gestão municipal. Pisos, muretas e grades não ficam de fora e também recebem atenção.

Segundo o secretário de Serviços Públicos, Thiago Amorim, sempre que necessário as equipes substituem peças, reparam estruturas danificadas e refazem a pintura para que esses ambientes além de seguros sejam atrativos e proporcionem bons momentos para as famílias.

“Nos empenhamos para manter tudo funcionando e as crianças possam brincar sem nenhum perigo. Mas temos um grande desafio que é o vandalismo. Brinquedos são utilizados de forma inadequada, até mesmo por adultos. Isso exige muitas manutenções que geram gastos enormes para o município”, disse.

Jade Pereira, dona de casa e mãe do Luan, 7 anos e Micael de 5 anos, sempre leva os filhos para brincar nas áreas de lazer e lamenta quando vê alguns brinquedos danificados com a ação de vândalos. Ela reconhece o trabalho da Prefeitura e diz que as pessoas deveriam ajudar a cuidar desses locais.

“Em casa a gente não tem espaço para lazer e a opção que temos é a praça. Gosto de ver meus filhos brincando em um lugar arrumadinho. Mas muitas pessoas não têm consciência e começam a depredar. A gente vê a prefeitura fazendo a parte dela e todos os moradores deveriam cuidar, pois é patrimônio nosso mesmo”, ressaltou.

Manutenções

Todas as praças revitalizadas este ano receberam melhorias nas áreas voltadas para as crianças. Maria da Penha, no Jóquei Clube e Amoca, no Caçari, tiveram brinquedos reformados. Cabos e Soldados, no Caranã e a do Aparecida passam pelo mesmo processo e vão ganhar estruturas completamente novas.

Recentemente, o piso desgastado de um dos playgrounds no complexo Ayrton Senna foi retirado e outro com material mais resistente está em processo de aquisição. Enquanto isso, o local está interditado.

A fonte interativa que garante a alegria da criançada também passou por reparos. Ganhou nova iluminação, novas lixeiras, substituição de filtros, reativação do jateamento superior, reforma das grades, pintura das pilastras e dos bancos.

As pinturas nas calçadas que resgatam brincadeiras antigas, estão sendo revitalizadas, no Ayrton Senna, nos Caminhos da Primeira Infância (Nova Cidade) e na praça do Cidade Satélite. O colorido do piso visa estimular a criatividade dos pequenos e proporcionar várias maneiras de brincar.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here