Antonio Denarium, Mecias de Jesus e Soldado Sampaio. Foto: divulgação/Republicanos RR.

O senador Mecias de Jesus (Republicanos) que se mostrou indignado com a cassação do governador Antonio Denarium (PP), esta semana, tem, na verdade, começado a conjecturar sua campanha ao governo, caso a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RR) seja mantida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Denarium foi cassado por cometimento de crime eleitoral, em um processo movimento pelo partido Avante, por compra de votos com cestas básicas, na campanha de 2022.

Em tom de brincadeira, Mecias já estaria até fatiando secretarias entre os amigos mais chegados. Certo que de o TSE terá elementos concretos para manter a cassação do governador, o senador prevê que novas eleições devem ser convocadas em Roraima, após a apreciação do caso na Corte Suprema. Com a impossibilidade de o vice-governador, Edison Damião, preferido de Denarium, entrar na disputa, pois a cassação é extensiva à chapa, Mecias quer mostrar apoio para convencer Denarium de que seu nome é o único capaz de enfrentar Teresa Surita (MDB).

Nesta hipótese, Mecias será o candidato do governador cassado, com apoio do interventor. Soldado Sampaio (Republicanos), que assumiria o governo interinamente enquanto novas eleições fossem convocadas, obedeceria fielmente ao comandante maior de seu partido, sob pena de não ter seu nome escolhido para a disputa à prefeitura de Boa Vista, no ano que vem. Ítalo Ótávio (Republicanos), que já ouviu a promessa de Mecias que seria o seu candidato ao pleito municipal, ficaria em stand-by, para o caso de Sampaio não cumprir os acordos estabelecidos até o pleito suplementar.

Sampaio é fiel a Denarium, e em caso de rompimento entre o governador e o senador, possivelmente acompanharia o governador cassado, em qualquer decisão. Abatido pela cassação, Denarium ainda não teria sido alertado sobre as intenções do senador parceiro. Estaria acreditando mesmo na boa vontade do senador, em ajudá-lo a não perder o mandato, em definitivo, na instância superior. Sem uma mensagem sequer de Jair Bolsonaro (PL) para acalentá-lo, a tristeza tem sido ainda maior para o gov.

Por fim, inspirado no ditado que diz que “se a vida te der um limão, faça uma limonada”, Mecias de Jesus vê oportunidade onde Denarium só enxerga a queda. Para qualquer que seja a circunstância, o senador tem um plano. Somente uma única condição seria capaz de pôr abaixo todos os planos de Mecias, e, esta sim, esmagadoramente implacável: a vitória de Teresa para o governo. Neste cenário, o projeto inabalável de poder ilimitado do senador iria inteiramente pelo ralo, a ponto de parar na primeira estação de esgoto da Caer.

 

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here