Foto: reprodução/ Facebook - Antonio Denarium

O governador do Estado, Antonio Denarium (PP), tenta, a grosso modo, fazer um arraial que é vendido pela sua equipe de Comunicação como sendo o “maior da região Norte”, em vão. Quem tem comparecido a festa, notou a cópia malfeita do evento que é “inspirado” no maior arraial da Amazônia, desenvolvido pela prefeitura de Boa Vista.

A decoração é a mesma que a prefeitura usou no ano passado, em sua edição de 2022. Cidade cenográfica igual, penduricalhos nas árvores reaproveitados, e pasmem, agora o governo lança a maior tapioca do mundo, também inspirada na maior paçoca. A diferença básica é que a tapioca do governo dá para alimentar umas dez pessoas, tal qual seus programas sociais.

Além disso, o governador imita também o discurso do prefeito Arthur Henrique (MDB), quando diz que o evento é pensado para o fomento do empreendedorismo e na economia criativa, para ajudar a alavancar a economia local. Para tal, até antecipou o pagamento dos salários dos servidores estaduais. Se estivesse mesmo pensando na economia e na geração de emprego e renda, teria feito a mesma antecipação salarial dos servidores estaduais no mês passado, antes do arraial da prefeitura. Não fez. Tenta fazer política, e não ajudar a economia.

Para terminar de completar, foca no movimento quadrilheiro como se este o apoiasse, sem sequer escolher um secretário de Cultura, cuja pasta está há meses desocupada e sendo comandada na base do improviso. Nem para isso Denarium se preparou.

Agora é aguardar terminar a AgroBV, para ver quais ideias serão copiadas pelos marqueteiros do governo, pagos a preço de ouro, para que a Expoferr seja montada. Podem aguardar um novo campo de girassóis, tal qual o desenvolvido pela prefeitura. É muita falta de competência e dinheiro gasto em vão até para criar um evento próprio.

Se quisesse pegar os bons exemplos da prefeitura, o governador teria, inclusive, o apoio do prefeito. As políticas públicas para a Primeira Infância, por exemplo, estão aí servindo de modelo para gestores públicos do Brasil e mundo. A prefeitura da capital é referência também neste assunto. Os dois extremos puderam ser comparados esta semana: ao mesmo tempo em que a ex-prefeita Teresa Surita (MDB) era convidada para palestrar sobre o sucesso das ações em prol da Primeira Infância em São Paulo, o governador tinha que responder nacionalmente pelas mortes de três bebês na maternidade de lona, que funciona de forma cara e improvisada há pelo menos dois anos.

Quem sabe se copiando as boas ideias reais, que fazem a diferença na vida dos cidadãos, o governo evitaria mais mortes na maternidade de lona, que quanto mais recebe recursos, mais demora para ficar pronta.

Quem sabe também o governador poderia mandar imitar as feiras e mercados públicos do município, que contam com estrutura completa, limpeza e modernização. Poderia ainda fazer igual a prefeitura e mandar passar o asfalto e reformar as pontes nas vicinais, já que é um homem do agronegócio e sabe da importância do escoamento das produções.

Poderia imitar também as escolas públicas municipais, que contam com estrutura de ponta e recursos de primeira linha para os alunos e para seus servidores, ao mesmo tempo em que alunos da rede estadual reclamam da falta de estrutura nas escolas.

Mas, sob a ótica do velho modo de fazer política, com apoio excessivo da Assembleia e praticamente nenhum popular, os bons caminhos da administração públicas não devem ser seguidos por quem sequer sabe planejar um evento por conta própria, sem tentar copiar o coleguinha.

Resistência no TRE

O governador tem encontrado nas duas últimas semanas forte resistência para iniciação de diálogo junto ao Tribunal Regional Eleitoral, que deve retomar a pauta de sua cassação já nos próximos dias. Ele confiou que as conversas seriam proveitosas, tal qual está acostumado junto aos deputados na A$$embleia Legi$lativa de Roraima. Com portas na cara, seus advogados têm entendido o grau de dificuldade para acessar a Corte eleitoral.

Para quem estava acostumado com negociaçõe$ direta$ junto aos parlamentare$, o poço de sua cassação só parece estar cada vez mais sem fundo.

3 comentários

  1. RUBENS CONCORDO EM 90% COM TEU TEXTO, EXCETO QUE TAMBEM O SENHOR PREFEITO SEQUE QUIS ANTECIPAR O PAGAMENTO PRA JUSTAMENTE NENHUM FUNCIONARIO PUBLICO MUNICIPAL IR AO EVENTO E CLARO ALEM DA FALTA DE VISAO DELE NAO PAGAR NINGUEM NA SEXTA PRO POVO IR AO FIM DO MUNDO NA TAL AGROBV!

  2. – Eu só acho que esses jornazistas precisam deixar de ser vassalos ideológicos. Não interessa quem fez melhor ou pior, desde que faça. Se for para beneficiar o povo o que vier é lucro. Isso não é uma competiçao como esses capachos de politiqueiros querem fazer crer. Vão procurar o que fazer, bando de abutres sem caráter.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here