Foto: Andrezza Mariot/PMBV/Semuc

A Prefeitura de Boa Vista anunciou nesta terça-feira, 18, durante a 1ª Jornada de Integração Regional e Interiorização do Desenvolvimento, a “Proposta da Aceleradora de Empresas – Forte Boa Vista”, com o objetivo de implantar um novo Centro de Inovação Tecnológica para impulsionar o desenvolvimento econômico, social e ambiental da região. O projeto será possível através de convênio com o Instituto Centro de Tecnologia de Software (ICTS).

Um galpão da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) foi cedido à Prefeitura de Boa Vista para ser transformado neste polo de empreendedorismo e inovação. No espaço serão desenvolvidas atividades como workshops, cursos e capacitações, eventos e conferências, cultura maker, hackathons, incubadora de startups para a comunidade.

Um dos pilares do Forte Boa Vista é a capacitação. Isso inclui treinamento em áreas de ponta como inteligência artificial, realidade virtual, aprendizado de máquina, além de sustentabilidade, bioeconomia, agro, entre outras. O local estará conectado ao Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI) da Prefeitura de Boa Vista.

Apesar da série de problemas sociais entre outras situações que dificultam o desenvolvimento de Boa Vista, a prefeitura tem buscado soluções inteligentes e inovadoras junto ao Governo Federal para fomentar o empreendedorismo na capital, como explicou o Secretário Municipal de Tecnologia e Inclusão Digital, Antônio Celso.

“Com a criação do Forte Boa Vista vamos investir ainda mais em desenvolvimento. Contamos com o apoio da Suframa e da ICTS para fortalecer as startups voltadas para indústria, de forma que elas criem novos empregos no município e ajudem no crescimento do comércio e da cidade. Esse é o objetivo da gestão”, disse.

A programação da jornada, contou ainda com os painéis: “Programa Prioritários” e “Resultado das Leis de Informática na Amazônia Ocidental e Amapá”. Os trabalhos seguem até quinta-feira, 20, com a discussão de possibilidades de investimento em pesquisa e inovação, além dos benefícios fiscais disponíveis para Boa Vista e para Roraima.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here