UBS Olenka Macellaro - Foto: Semuc/PMBV

As unidades básicas de saúde de Boa Vista começaram a receber nesta sexta-feira, 7, os 75 novos profissionais do Programa Mais Médicos para ampliar a cobertura de atendimentos à saúde no município. E, a partir de agosto, a previsão é que cheguem mais 59, totalizando 134 novos profissionais do programa do Governo Federal.

“Esse é um dos anúncios mais importantes do ano. Nós estamos transformando Boa Vista na melhor cobertura de atenção primária de todas as capitais do Brasil. Significa que cada cidadão poderá contar com uma equipe de referência em saúde: médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e agente comunitário de saúde. Estamos ampliando também o número de equipes do programa de Estratégia de Saúde da Família. Passaremos de 60 para 161 equipes. Com isso, sairemos de 42% de cobertura da população de Boa Vista e chegaremos a 100% de cobertura, com os 134 médicos”, disse o prefeito Arthur Henrique.

Com o aumento das equipes, a partir da próxima segunda-feira, 10, o horário de atendimento nas 34 unidades básicas de saúde será ampliado, passando a funcionar das 7h às 19h, sem intervalos. Antes, funcionavam até às 18 h. De acordo com a secretária municipal de Saúde, Regiane Matos, os novos profissionais, além de reduzir a demanda nas UBSs, devem contribuir com melhorias.

“O ‘Mais Médicos’ compõe um conjunto de ações e iniciativas do Governo Federal para o fortalecimento da Atenção Primária de Saúde e busca promover melhorias na qualidade do atendimento e humanização do serviço. Com esses novos profissionais, o município vai aumentar a oferta dos serviços. Essa ação é resultado da articulação entre a Prefeitura de Boa Vista e o Ministério da Saúde”, contou.

Dos 75 novos médicos que chegaram a Boa Vista, 56 são profissionais do Conselho Regional de Medicina, ou seja, formados no Brasil, e 19 intercambistas, clínicos gerais que estudaram no exterior. Médico especializado em saúde da família, Rafael Guedes, atuante na Atenção Básica há seis anos, vem do estado de Alagoas e afirma que, assim como ele, todos os profissionais estão preparados para esta missão.

“Será um grande desafio atuar na saúde da família diante de uma crise migratória como a que Boa Vista enfrenta. No entanto, estamos preparados para trabalhar no município e o boa-vistense pode contar com o nosso compromisso para acolher todos que procurarem as unidades, pois somos a porta de entrada do SUS”, destacou.

Antes de iniciarem os atendimentos, os novos médicos passaram por capacitações para entender o ritmo de atendimentos na Rede de Atenção Primária e realidade da saúde no extremo norte do Brasil, como as crises migratórias venezuelana e sanitária Yanomami. Proporcionalmente, Boa Vista está entre as capitais que mais vai receber médicos com a retomada do programa.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here