Foto: Fernando Teixeira

O contribuinte de Boa Vista ganhou mais tempo para pagar os tributos municipais deste ano, isso porque a Prefeitura de Boa Vista alterou o Calendário Tributário do Município (Catrim/23). Os contribuintes que deveriam pagar a primeira parcela do Imposto Territorial Urbano (IPTU) e a Taxa de Coleta de Lixo (TCL) no próximo dia 10 de maio, agora começam a pagar (cota única ou 1ª parcela), somente a partir de 12 de junho.

Vale lembrar que os contribuintes que optarem pelo pagamento em cota única terão desconto de 10%. De acordo com o secretário Municipal de Planejamento e Finanças, Márcio Vinicius, a mudança no calendário facilita a vida do contribuinte, que agora terá mais tempo para se programar e deixar as taxas em dia.

O adiamento nas datas de vencimentos, tem como objetivo dar mais condições para o contribuinte quitar seus débitos com a prefeitura, tendo em vista que o primeiro semestre de cada ano é um período conturbado para as finanças pessoais. Isso só foi possível devido ao bom planeamento da gestão e o compromisso do prefeito Arthur com os contribuintes”, explicou Vinicius.

Arrecadação 2023: A previsão é arrecadar R$ 51 milhões, recursos destinados para a educação (25%), saúde (16,5%) e à assistência social (5%). O valor restante é utilizado para despesas diversas e obras do município, como a manutenção de praças, ruas, drenagem e outras despesas administrativas.

Isenção dos impostos: Os contribuintes que desejam solicitar isenção do IPTU referente ao exercício de 2023 devem formalizar o pedido até o dia 30 de junho de 2023. Quem tem direito são os aposentados ou pensionistas que sejam proprietários de único imóvel com renda familiar de R $4.550,60.

outra opção é a isenção por área, quando o contribuinte possui um único imóvel com área edificada de até 60m² em terreno com no máximo 500m². A solicitação pode ser feita online ou presencial na sede da secretaria, localizada na Rua Coronel Pinto, 188, Centro.  .

Envio dos boletos – A partir da 2ª quinzena deste mês, os Correios começarão entregar os boletos nas residências. Mas se preferir, os contribuintes podem emitir diretamente do site da prefeitura através do link https://boavista.saatri.com.br/Inicio, só digitar o CPF e o número de inscrição do imóvel.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here