Foto: Jonathas Oliveira/Semuc BV.

A Prefeitura de Boa Vista, em parceria com as secretarias municipais da Saúde (SMSA), de Educação e Cultura (SMEC) e o Distrito Sanitário Especial Indígena do Leste (DSEI-Leste), segue com a Campanha de Multivacinação na zona rural e comunidades indígenas do município. A ação acontece todas as quartas-feiras em comunidades diferente. A Escola Municipal indígena Vicente André da Silva, na região de Truarú da Cabeceira sediou a ação desta semana.

Foram 303 pessoas vacinadas da comunidade (588 doses de vacina aplicadas, sendo 189 crianças e 399 adultos). Além disso, 31 crianças receberam suplementação de vitamina A e 105 famílias tiveram a pesagem do Bolsa Família realizada. A emissão de cartão do SUS beneficiou 144 pessoas desta região. Teve também palestras educativas sobre agricultura e apresentações da dança típica Parixara, em alusão ao Dia dos Povos Indígenas (19 de abril).

Balanço geral da campanha nas comunidades – Já foram aplicadas 3.404 doses de vacina, totalizando 1.797 pessoas imunizadas. Também foram entregues 214 suplementação de Vitamina A, além de 668 pesagens do Bolsa Família e a emissão de 503 cartões do Sistema Único de Saúde (SUS). A campanha acontece anualmente, onde as equipes de saúde seguem percorrendo as comunidades oferecendo diversos serviços de saúde e social.

Para a secretária municipal de Saúde, Regiane Matos, as ações itinerantes têm como objetivo contribuir todos os moradores da zona rural de Boa Vista. “A prefeitura tem realizado várias ações, ao longo desses meses, com foco nas comunidades indígenas e agricultores do município. Além da Secretaria de Saúde, a ação conta com as parcerias da SMEC, SMAAI, DSEI-Leste e SEMMA. Então, são vários serviços nestes locais para facilitar a vida dos moradores”, observou., observou.

Quem aproveitou a oportunidade foi a senhora, Lucinete Ângelo, moradora do Truaru da Cabeceira. Durante a ação aproveitou para atualizar o cartão de vacina de seus sete filhos e atender às condicionalidades do Bolsa Família e emissão do cartão do SUS. Ela destacou a facilidade no acesso aos atendimentos.

“Para nós é muito bom, pois não temos gastos, é só sair de casa e vir aqui na escola e receber o atendimento. Aproveitei para tirar o cartão do SUS para meus filhos que ainda não tinha sem falar que vacinei todos eles aqui na ação”, explicou.

A Campanha de Multivacinação terá continuidade em outros locais nos próximos dias, confira a lista abaixo:

26/04/23 – Escola Municipal Maria de Lourdes Dias Abreu – Passarão

03/05/23 – Escola Municipal Aureliano Soares da Silva – P. A Nova Amazônia – Truarú

05/10/23 – Escola Municipal Leila Maria da Silva – Santa Fé

17/05/23 – Escola Municipal Martins Pereira da Silva – Morcego

24/05/23 – Escola Municipal Indígena Vovô Jandico da Silva – Serra da Moça

31/05/23 – Escola Municipal Indígena Francisco Gomes da Silva – Serra do Truarú

06/07/23 – Escola Municipal Balduino Wottrich – Monte Cristo

14/06/23 – Região do Bom Intento

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here