Arthur Henrique fez o anúncio da nova central de monitoramento da capital. Foto: Jonathas Oliveira/Semuc

A prefeitura de Boa Vista anunciou nesta sexta-feira (14) a implementação de um Centro Operacional de Monitoramento de ruas, avenidas, praças e escolas municipais da capital. As operações serão controladas a partir da sede da Secretaria Municipal de Segurança Urbana, na avenida Capitão Júlio Bezerra.

O prefeito Arthur Henrique (MDB) apresentou a sala de controle do programa intitulado “Boa Vista Segura”, e falou sobre as perspectivas do investimento pioneiro na região Norte.

“Essas câmeras estão em praças públicas, nos principais corredores da cidade, em centros comerciais, nas entradas e saídas das escolas. As escolas da prefeitura já vivem um ambiente de segurança diferente da realidade do país, nós temos um sistema de segurança forte há muitos anos, com cercas elétricas, videomonitoramento, e acompanhamento de vigilância remota por empresa terceirizada. Agora, diante do novo cenário, saímos na frente”, destacou o prefeito.

Botões de emergência com link direto à Guarda Municipal também foram anunciados e serão instalados nas escolas da rede municipal.

“A partir de agora cada escola passa a receber o dispositivo de alerta instantâneo com a central de vigilância. Fortalecemos a ronda nas escolas, adquirimos novas viaturas e armamentos para equipes que vão ser direcionadas para as escolas também, fortalecendo a segurança na educação em Boa Vista”, disse Arthur.

No total 126 escolas do município serão monitoradas, além de 90 câmeras que foram instaladas em pontos estratégicos da cidade. A tecnologia é de ponta, com imagens em alta resolução. A proposta é combater a violência urbana e nas escolas identificando em tempo hábil possível infrações. A partir daí, a Guarda Civil Municipal (GCM) entrará em ação e coordenará o modus operandi para conter o crime.

A secretária de educação do município, Maria Consuelo Sales, esteve no lançamento do programa e falou sobre como a pasta tem lidado na parte educacional com essa onda de casos de violência e ameaças nas escolas brasileiras.

“Além das medidas [de segurança] que o prefeito anunciou, nós temos dentro da secretaria municipal de Educação uma gerência de apoio pedagógico e psicossocial – são assistentes sociais e psicólogos que fazem os atendimentos em toda a rede. Diante dos casos que forem apresentados, nossos profissionais estão a postos para atender tanto aos alunos quanto aos servidores da educação”, destacou Consuelo.

 

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here