Foto: Katarine Almeida/Semuc BV.

A Universidade Federal Fluminense (UFF) está com inscrições abertas para preenchimento de vagas remanescentes do processo seletivo dos cursos de mestrado e doutorado em Ciências do Cuidado em Saúde. Estas vagas são destinadas para capacitação dos servidores municipais e os cursos serão gratuitos.

Estão sendo ofertadas duas vagas para mestrado e três para o curso de doutorado. Para o mestrado as inscrições vão até sábado, 18, e para o doutorado o período é de 31 de março a 4 de abril. Para ambos os cursos, as inscrições serão efetuadas, exclusivamente, pelo e-mail do Programa Acadêmico Ciências do Cuidado em Saúde da UFF (paccs.cme@id.uff.br).

Os cursos fazem parte de um termo de cooperação técnica assinado entre a prefeitura e a UFF. O mestrado e o doutorado em Ciências do Cuidado em Saúde encontram-se na área de concentração “Complexidade do Cuidado em Enfermagem e Saúde” com duas linhas de pesquisas: “Cuidados Clínicos e Gestão em Saúde” e “Cuidado, Saúde Coletiva e Educação”.

O cronograma de seleção terá três etapas: uma de caráter eliminatório e duas de caráter classificatório, onde o candidato deverá apresentar o seu plano de pesquisa. O link dos editais pode ser acessado em https://paccs.com.br.

Seletivo – De acordo com a coordenadora do Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde da UFF, Ana Lúcia Abrahão, esse novo seletivo é para preencher a totalidade de vagas ofertadas para os dois cursos, conforme está previsto no termo de cooperação técnica.

Na semana passada, a coordenadora e professores do Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde estiveram em Boa Vista realizando a seleção dos candidatos que se inscreveram no início do ano. Como nem todos inscritos preencheram o total de vagas ofertas, a UFF resolveu abrir edital para preenchimento das vagas restantes.

Mestrado e doutorado – A modalidade de ensino dos cursos será presencial, aqui em Boa Vista. Confira as linhas de pesquisa disponibilizadas para o mestrado e doutorado:

Linha de Pesquisa: Cuidados Clínicos e Gestão em Saúde

Projeto: Gestão do cuidado, tecnologia e inovação em saúde

– Internação por condições sensíveis a Atenção Primária

– Sistematização dos processos de trabalho da gestão em saúde

– Gestão de políticas públicas de saúde à população imigrante

– Sistemas de informação, Organização e Gestão em regulação municipal: atuação na integração das ações, no contexto das violências contra a mulher, a criança e o adolescente

Projeto: Cuidados clínicos na saúde do adulto e do idoso

– Sistematização do cuidado, do monitoramento e no planejamento de ações no contexto de doenças crônicas na Atenção Primária

– Atenção Primária em Saúde nas doenças bucais: prevenção, diagnóstico e tratamento (atenção à saúde bucal da gestante e na Primeira Infância)

– Saúde bucal no âmbito de média e alta complexidade (atenção à saúde bucal da gestante e na Primeira Infância)

Linha de Pesquisa: Educação, saúde coletiva e aspectos psicossociais

Projeto: Políticas públicas no contexto sociocultural

– Saúde indígena: aspectos coletivos e socioculturais que impactam na assistência a saúde

– Estratégias intersetoriais no contexto sociocultural para prevenção da gravidez na adolescência

– Integração do cuidado a crianças com deficiências

– Intervenções práticas no contexto da mortalidade materna e mortalidade infantil: estratégias para intervenção na transmissão vertical de sífilis, HIV e toxoplasmose na gestação

Projeto: Promoção e educação na saúde, numa perspectiva crítica, criativa, reflexiva e participativa

– Programas de imunização: estratégias, mobilização, monitoramento e avaliação

– O cuidado em saúde e a promoção da saúde mental dos profissionais de saúde

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here