Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth passará por reforma. (Foto: Roraima 1/arquivo)

O Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) firmou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Governo do Estado para que conclua, no prazo máximo de um ano, obras de ampliação e reforma do Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth.

O documento foi assinado no último dia 6 de março pelos Promotores de Justiça da Saúde, Igor Naves, do Patrimônio Público, Luiz Antônio Araújo de Souza, pela Secretária Estadual de Saúde, Cecília Lorenzon, e pelo Vice-Governador e Secretário Estadual de Infraestrutura, Edilson Damião.

O acordo também prevê a construção de uma nova unidade materna infantil na zona oeste da capital, no prazo máximo de três anos.

O TAC foi proposto pelo MPRR com intenção de obrigar o Estado a agilizar a conclusão da obra que está atrasada, além de evitar que haja mais intercorrências e superlotação no local onde está provisoriamente instalada a unidade hospitalar, uma vez que o espaço não apresenta estrutura ideal para prestação do serviço.

O Promotor de Justiça de Defesa da Saúde, Igor Naves, explica que é imprescindível que as obras sejam concluídas com a maior brevidade possível, no intuito de bem atender à população roraimense, que tem sofrido com a ausência de estrutura adequada do Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth.

“A gente tem consciência que um ano pode parecer um prazo longo demais diante da necessidade urgente da população, mas verificamos a situação e não adiantaria estipular um prazo menor para conclusão da reforma que, muito provavelmente, não seria cumprido pela administração pública, pois há muito o que se fazer”, ressaltou o Promotor de Justiça.

Para o Promotor de Justiça do patrimônio Público, as medidas previstas no TAC também visam deixar a obra padronizada. “O mais importante nesse acordo é que definimos um marco para a conclusão da obra da maternidade dentro dos padrões do Ministério da Saúde, pois da maneira que estava não se tinha um horizonte para concluir a reforma. Outro ponto positivo foi o reconhecimento, por parte do Governo, da necessidade em se construir uma nova unidade materno-infantil mais distante do centro, a fim de atender à grande demanda de uma forma mais setorizada”, afirmou Luiz Antônio.

Nova promessa

Em setembro do ano passado, o Ministério Público de Roraima já havia determinado o estabelecimento de prazos para a entrega da obra de reforma da maternidade. Como resposta, à época, o governo informou que faria uma nova estrutura, do zero. Passados seis meses, nada mudou.

Os constantes problemas causados pela estrutura improvisada a qual está instalada o único hospital materno-infantil que atende aos pacientes da capital e do interior, tem causados críticas inclusive de deputados aliados, que semana passada usaram a tribuna para cobrar explicações ao governador do Estado sobre as condições de mau funcionamento da maternidade de lona. 

Nesta quinta-feira (9), o deputado Renato Silva (União), aliado do governador Antonio Denarium (PP), disse que durante visita às obras do Hospital Materno-Infantil Nossa Senhora de Nazareth, no bairro São Francisco, foi informado que a entrega da unidade estava prevista para 60 dias, e que a dificuldade para a reinauguração se dava principalmente por conta das dificuldades na entrega de material especial da obra devido às más condições da BR-174.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here