Foto: Fernando Teixeira/SEMUC

A Prefeitura de Boa Vista iniciou na manhã desta segunda-feira, 27, a Campanha Nacional de Vacinação Bivalente contra o coronavírus em 32 Unidades Básicas de Saúde. Nesta fase inicial, a capital recebeu 21 mil doses. Com perfil semelhante ao imunizante monovalente, a vacina melhora a imunidade contra a cepa original do vírus, além da variante Ômicron. A abertura ocorreu na Unidade Básica de Saúde Pricumã.

Fazem parte do público-alvo desta primeira etapa os idosos; gestantes e puérperas; pessoas com deficiência; pacientes imunocomprometidos, povos indígenas e ribeirinhos, pessoas que vivem em instituições de longa permanência e profissionais de saúde.

De acordo com a coordenadora municipal de Imunização, Christianny Filgueiras, a campanha tem o intuito de evitar o avanço de variantes identificadas e o surgimento de novas cepas.

“É muito importante a vacinação. Se em algum momento a gente venha a adoecer, que seja na forma mais leve da doença. Podemos observar que através das vacinas contra a Covid, o mundo voltou a ser mundo e voltamos a ter uma vida mais disponível, sociável. A prova disso é que, recentemente, a gente teve um carnaval com blocos de rua e os números elevados de Covid não apareceram até o momento”, disse.

UBSs abastecidas – Para receber a dose da vacina bivalente, é necessário ter o esquema primário de vacinação completo, ou seja, ter tomado as quatro doses anteriores de vacina contra o coronavírus. Em Boa Vista, as 32 UBS estão abastecidas com doses do imunizante e estão disponíveis para atender a população.

É necessário levar cartão de vacina, cartão do SUS e laudo ou receituário de longa permanência de uso de medicamentos, no caso de pacientes imunocomprometidos. O imunizante monovalente contra a Covid-19 segue disponível nas UBS para a população em geral, pois continua altamente eficaz contra o vírus.

Segundo a coordenadora de ações estratégicas, Gilmara Alves, é necessário que o grupo prioritário se dirija até a unidade de saúde mais próxima, munidos da documentação necessária e tome a vacina. Para pessoas que estão com esquema de vacinação incompleto, as vacinas monovalentes seguem disponíveis.

“Quero reforçar para que outros profissionais de saúde sigam o exemplo e se imunizem, pois é extremamente importante que a gente esteja fazendo essa atualização das vacinas. Com o público prioritário vacinado, toda a população fica em segurança, logo, é importante que todos venham se imunizar e assim evitar a forma mais grave da doença e de outras doenças oportunistas”, contou.

Vacina para todos – Aos 75 anos de idade, José França, primeiro idoso a receber o imunizante na abertura da campanha em Boa Vista, chegou cedo à UBS e manda um recado para o público que precisa fazer a vacinação.

“Tomei todas as doses da vacina e vim logo tomar a de hoje, porque não gosto de nada atrasado. Eu fui militar e sempre cheguei adiantado e não vai ser no dia da minha vacina que vou chegar atrasado. Eu quero dizer para todos que estão precisando tomar que venham e evitem que tenham problemas mais na frente. Não dói nada, não tem necessidade de ter medo porque quem aplica sabe o que faz e são bons profissionais”.

A vacina bivalente deve chegar para toda a população nos próximos meses, como ocorreu com a vacina monovalente, no entanto, segue o padrão de campanhas anteriores com o público dividido em etapas.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here