Foto: Jonathas Oliveira/Semuc

A Prefeitura de Boa Vista vem investindo na valorização do servidor através de grandes convênios. E esse ano já começou com boas notícias e oportunidades. Em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF) os servidores municipais poderão ingressar nos cursos de mestrado e doutorado em Ciências do Cuidado em Saúde.

Os editais do processo seletivo foram lançados recentemente pela UFF e as inscrições estarão abertas no período de 1º de fevereiro a 1º de março. As aulas estão previstas para iniciar no primeiro semestre deste ano. A parceria foi firmada por meio de um termo de cooperação técnica assinado entre a prefeitura e a UFF, em dezembro de 2022.

O mestrado e o doutorado em Ciências do Cuidado em Saúde encontram-se na área de concentração “Complexidade do Cuidado em Enfermagem e Saúde” com duas linhas de pesquisas: “Cuidados Clínicos e Gestão em Saúde” e “Cuidado, Saúde Coletiva e Educação”.

Vagas – Ao todo serão oferecidas 30 vagas, distribuídas para os profissionais de saúde, servidores concursados e/ou comissionados da Secretaria Municipal de Saúde de Boa Vista. As inscrições serão efetuadas exclusivamente pelo e-mail do Programa Acadêmico Ciências do Cuidado em Saúde da UFF (paccs.cme@id.uff.br) até as 23:59 horas (hora de Brasília) da data limite da inscrição.

O cronograma de seleção terá três etapas: uma de caráter eliminatório e duas de caráter classificatório, onde o candidato deverá apresentar o seu plano de pesquisa. O link dos editais pode ser acessado pelo link: https://app.uff.br/sispos/candidatura/cursos?tipo_curso=2

Segundo a secretária municipal de Saúde, Regiane Matos, a modalidade do ensino será híbrida, com aulas online e presencial, aqui em Boa Vista. “Essa qualificação, mostra como a prefeitura vem trabalhando para valorizar o servidor da saúde, inclusive a qualificação vai ser em serviço, os profissionais não vão precisar se ausentar do trabalho para se qualificar durante o mestrado ou o doutorado”, ressaltou.

Linhas de pesquisa disponibilizadas para o mestrado e doutorado:

Linha de Pesquisa: Cuidados Clínicos e Gestão em Saúde

Projeto: Gestão do cuidado, tecnologia e inovação em saúde

– Internação por condições sensíveis a Atenção Primária

– Sistematização dos processos de trabalho da gestão em saúde

– Gestão de políticas públicas de saúde à população imigrante

– Sistemas de informação, Organização e Gestão em regulação municipal: atuação na integração das ações, no contexto das violências contra a mulher, a criança e o adolescente

Projeto: Cuidados clínicos na saúde do adulto e do idoso

– Sistematização do cuidado, do monitoramento e no planejamento de ações no contexto de doenças crônicas na Atenção Primária

– Atenção Primária em Saúde nas doenças bucais: prevenção, diagnóstico e tratamento (atenção à saúde bucal da gestante e na Primeira Infância)

– Saúde bucal no âmbito de média e alta complexidade (atenção à saúde bucal da gestante e na Primeira Infância)

Linha de Pesquisa: Educação, saúde coletiva e aspectos psicossociais

Projeto: Políticas públicas no contexto sociocultural

– Saúde indígena: aspectos coletivos e socioculturais que impactam na assistência a saúde

– Estratégias intersetoriais no contexto sociocultural para prevenção da gravidez na adolescência

– Integração do cuidado a crianças com deficiências

– Intervenções práticas no contexto da mortalidade materna e mortalidade infantil: estratégias para intervenção na transmissão vertical de sífilis, HIV e toxoplasmose na gestação

Projeto: Promoção e educação na saúde, numa perspectiva crítica, criativa, reflexiva e participativa

– Programas de imunização: estratégias, mobilização, monitoramento e avaliação

– O cuidado em saúde e a promoção da saúde mental dos profissionais de saúde

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here