Foto: Welika Matos

“Ser professor é acreditar no futuro”, disse o arte-educador Paulo Eduardo Santos, um dos 227 professores destaques do Prêmio Meritocracia 2021. Com mais de 10 anos de docência, o profissional hoje tem uma rotina de dedicação ao ensino da arte no município. Ele ganhou o prêmio por três vezes (2018, 2020 e 2021) e sabe bem que esta valorização só estimula ainda mais a inovação dentro da sala de aula.

“Acreditamos em um futuro melhor para o Brasil e o papel do professor é fundamental na sociedade para a construção desse futuro. O Prêmio Meritocracia é o reconhecimento de um bom trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo e que nos estimula a inovar. E quem ganha com esse estímulo? O professor recebe o prêmio, mas quem realmente ganha é o aluno, porque teve ações exitosas, práticas e projetos executados para a aprendizagem deles”, declarou.

Ser professora e ainda concursada do município é a realização de um sonho para a Ederlânia Vieira, que ingressou na rede municipal em 2019. Ela atua com crianças na fase da primeira infância, no Núcleo de Casas Mãe do Nova Cidade. Em 2021, veio mais uma conquista pessoal, pois também venceu em 1º lugar na categoria Creche do prêmio Meritocracia.

“Muito importante para nossa profissão ter o nosso reconhecimento como professor. Eu tenho muito orgulho de trabalhar com a primeira infância. Me destaquei com um projeto de leitura envolvendo as crianças e as famílias, onde trabalhei o ano inteiro. Todos levavam os livros para casa toda semana. Estou há três anos como professora. Era um sonho fazer pedagogia e consegui pela UFRR. Ser concursado também foi uma grande conquista”, disse.

“Prêmio Meritocracia” – Ao longo das oito edições, aproximadamente mil professores já foram reconhecidosO prêmio, de fato, reconhece e valoriza o esforço dos profissionais da rede municipal de ensino. Por meio de relatos de experiências, eles compartilham suas atuações no ano letivo, descrevendo suas principais ações na superação dos desafios educacionais.

Além da placa de homenagem e o pin, todos recebem um valor equivalente à sua remuneração mensal. Em 2021, ganharam um evento exclusivo para chamarem de seu. Antes, o anúncio dos vencedores era vinculado ao Prêmio Gestão Escolar Delacir de Melo Lima. Hoje, 20 salas de aulas do projeto BV Alfaletrar homenageiam os primeiros colocados de cada categoria no Prêmio.

Os investimentos no professor não param

Atualmente, o município conta com mais de 3,1 mil professores que trabalham como titulares de sala de aula (Creche, Pré-escola, Ensino Fundamental), na Educação Física, como Arte educador, na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e no Atendimento Educacional Especializado (AEE). Tem professores de língua materna, Libras e Braille. Tem ainda os que atuam no projeto BV Alfaletrar, como professores horistas.

Desde 2015, a prefeitura paga a Gratificação de Incentivo à Docência (GID). Este ano, a gratificação foi flexibilizada, permitindo que mesmo em licença remunerada, estes profissionais não percam o benefício. A GID também entrou no cálculo da hora-aula do professor horista, uma grande conquista para aqueles que hoje atuam como Assistentes de Alfabetização e de Acompanhamento Educacional.

Ao entrar na rede, todos ganham equipamentos modernos (Chromebooks) que ajudam no planejamento pedagógico. Nesses dois anos de gestão do prefeito Arthur Henrique, também ganharam abono salarial, reajuste de quase 20%, teve o rateio dos resíduos de 2021 do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here