Foto: Secom Roraima

A Maternidade Nossa Senhora de Nazareth, que funciona de forma improvisada debaixo de lonas, onde ficava o hospital de retaguarda durante a pandemia, deu início nesta segunda-feira (12) ao processo de habilitação da primeira UTI (Unidade de Terapia Intensiva) neurológica para recém-nascidos na unidade. A implantação do serviço faz parte das medidas de modernização do sistema de saúde executadas pelo Governo de Roraima.

“Esse é mais um passo que fortalece não somente os cuidados com nossos recém-nascidos, mas que também garante o processo de modernização que nossa saúde precisa. Esse sempre foi um dos objetivos do Governo e vamos continuar firmes e fortes nessa missão”, destacou a secretária de Saúde, Cecília Lorenzon.

Pela manhã, a gerência técnica da Maternidade promoveu um treinamento para as equipes médicas e de enfermagem. A atividade será encerrada nesta terça-feira, 13, com a finalização da montagem da UTI.

“Estamos fazendo a implantação do serviço de UTI Neurológica Neonatal, que utilizará um leito monitorado 24h pela equipe de enfermagem e médica de Boa Vista e outra de São Paulo, que são os responsáveis pelo treinamento e instalação do equipamento”, explicou a gerente técnica da unidade, Larissa Wandemberg

A nova UTI terá um leito, inteiramente voltado ao tratamento de asfixia perinatal. Por lá, serão feitos exames clínicos, eletrográficos e de sangue, que demonstrarão o grau de oxigenação no cérebro do recém-nascido, a fim de diminuir os riscos de complicações na saúde neurológica.

O neonatologista Alexandre Netto é um dos fundadores da PBSF (Protecting Brains & Saving Futures), organização que atuará na implantação da nova UTI. Ele revelou que a novidade deve trazer diagnósticos mais rápidos, precisos e eficazes para a Maternidade.

“Estamos em Roraima para implementar a UTI neonatal neurológica na maternidade, a ideia é trazer um conceito novo de neuromonitorização de recém-nascidos com alto risco de lesão cerebral, com chances de ter alguma sequela no futuro. Uma central a distância em São Paulo estará em tempo real junto do Hospital para fazer um diagnóstico mais rápido dessas crianças, para evitar ou diminuir os danos neurológicos dessas crianças”, destacou.

Alagamentos

Em agosto, episódios de alagamentos durante as chuvas foram registrados dentro da unidade improvisada. Nas imagens, gestantes tiveram que sair dos leitos com os pertences nas mãos para se proteger. A água escorreu também das lonas do local, fazendo com que as pacientes tivessem que ser transferidas às pressas de lonas.

Em um dos episódios, uma mulher cobrou providências ao governador Antonio Denarium (PP). “Bora, meu governador, faz alguma coisa que a maternidade está desabando novamente”.

A maternidade funciona em uma estrutura alugada pelo governo. Em agosto do ano passado, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) assinou o contrato de aluguel por R$ 10 milhões por um ano.

Ministério Público de Roraima

No último dia 31, o Ministério Público de Roraima recomendou ao governo do Estado que conclua a obra de reforma da sede para poder oferecer o serviço devido aos pacientes.

“É pública e notória a difícil situação que a população enfrenta na única maternidade do Estado, que atualmente funciona de forma improvisada enquanto aguarda-se o término da reforma e ampliação do antigo prédio. Assim, é iminente a necessidade de construção de nova unidade a fim de atender a alta demanda recebida naquele nosocômio para garantir melhores condições de trabalho e atendimento aos pacientes, fazendo cumprir, assim, a regra constitucional insculpida no art. 196 da CF, em que a saúde é direito de todos e dever do Estado. Para tanto, o MP está sempre atento e cobrando do poder público as medidas adequadas na observância de tal mister”, destacou naquela ocasião o Promotor Igor Naves.

Desde junho de 2021, a maternidade Nossa Senhora de Nazareth, localizada no bairro Aparecida passa por reforma e ainda não tem data definida para retornar com as atividades. Até lá, as pacientes continuarão sendo atendidas nas lonas montadas no bairro 13 de setembro.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here