Foto: Helene Santos

O Índice de Confiança do Empresariado do Comércio (ICEC) de Roraima caiu pelo terceiro mês seguido, diminuindo 4% em relação a dezembro. Apesar disso, o resultado aponta que os empresários ainda estão otimistas. É o que aponta a pesquisa da Confederação Nacional do Comércio (CNC), analisada pela Federação do Comércio, Bens, Serviços e Turismo de Roraima (Fecomercio-RR), divulgada nessa quarta-feira (26).

Ainda de acordo com a pesquisa, o índice foi de 120 pontos em janeiro de 2022, mantendo-se pelo 16º mês seguindo com resultado acima do nível de indiferença, o que aponta “um certo grau de otimismo por parte dos empresários roraimenses”, indica o estudo. O número também está em patamar superior ao mesmo período do ano passado, quando o ICEC ficou em 115,5 pontos. Apenas a dimensão referente as condições atuais apresentaram resultado abaixo de 100 pontos.

O subitem que mais caiu em janeiro foi o referente ao nível de investimento das empresas, que reduziu 13,6%, em relação ao mês anterior, sendo que para 50,5% o investimento atual é menor do que o apresentado no ano passado.

Outra queda em destaque foi a referente as condições atuais da empresa, com retração de 8,2%, segunda redução consecutiva, motivada pelo incremento significativo dos que afirmaram que a situação empresarial piorou muito, chegando a 13,5%, maior percentual desde setembro de 2020.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here