Declaração do Imposto de Renda. Foto: Diane Sampaio/Semuc BV.

Os contribuintes que ainda não enviaram a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) à Receita Federal têm até o dia 31 de maio para fazê-lo. A recomendação do órgão é que a declaração seja enviada o mais breve possível para evitar multas.

O programa de computador está disponível para download no site do órgão e o aplicativo Meu Imposto de Rendanas nas lojas de aplicativos dos smartphones.

Até o momento, mais de 40 milhões de declarações já foram entregues. Segundo o órgão, 66,7% dos contribuintes que já entregaram a declaração terão direito a restituição, enquanto 18,4% terão que pagar imposto de renda e 14,9% não têm imposto a pagar nem a receber.

A maioria das declarações (81,4%) foi preenchida através do programa de computador disponibilizado pela Receita Federal. 10,7% dos contribuintes optaram pelo preenchimento online e 7,8% utilizaram o aplicativo Meu Imposto de Renda.

A opção de declaração pré-preenchida foi utilizada por 40,1% dos declarantes. Já a opção do desconto simplificado representa 57,2% dos envios.

Primeiro lote de restituição

O primeiro lote de restituição do Imposto de Renda será pago no dia 31 de maio. A Receita Federal irá liberar R$ 9,5 bilhões para 5.562.065 contribuintes. A consulta para saber se está incluso no lote pode ser feita a partir das 10h de quinta-feira (24/05) no portal da Receita Federal.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here