Indígenas que teriam sido feridos em confronto com policiais do Bope, na terça-feira (16/11/21). Foto: reprodução/CIR

O Conselho Indígena de Roraima (CIR) denunciou na noite desta terça-feira (16) um confronto armado que teria ocorrido esta tarde entre policiais militares do BOPE e indígenas da Comunidade Tabatinga, na Terra Indígena Raposa Serra do Sol, na região de Uiramutã.

“O ataque foi realizado pela Polícia Militar do estado de Roraima durante a retirada de um posto de vigilância e monitoramento que fica dentro da Terra Indígena. Os relatos com fotos das lideranças indicam que foram 6 pessoas feridas, incluindo uma mulher e o Tuxaua da comunidade Tabatinga”, declarou o órgão.

Em nota, a Polícia Militar informou que os agentes foram ao local para cumprir uma determinação judicial que proíbe a obstrução de vias na Raposa Serra do Sol, garantindo o direito constitucional de ir e vir dos cidadãos das comunidades da região.

“Esta decisão se baseia na solicitação de indígenas que não concordam que as vias da região do Uiramutã sejam obstruídas. No primeiro contato com a tropa policial, os organizadores do bloqueio se mostraram solícitos e atenderam de forma pacífica à determinação judicial e desobstruíram a passagem da via. Pouco tempo depois da desobstrução, os organizadores do bloqueio retornaram com mais pessoas (aproximadamente 100 indígenas) munidos com arcos e flechas, além de armas brancas (facões e facas)”, diz trecho da nota.

“Antes que os policiais pudessem iniciar a nova mediação, os indígenas os atacaram arremessando suas flechas e pedras. Os policiais se defenderam com escudos e revidaram a injusta agressão com armamento menos letal e material químico de controle de distúrbio civil. Em momento algum foi utilizada arma ou munição letal”, conclui.

Uma viatura policial foi depredada e alguns escudos foram atingidos com flechas. O governo informou que um policial foi atingido por uma flecha na perna e passa bem. A Polícia Militar garante que foi assegurar a ordem e segurança do local e que qualquer ação excessiva será investigada pela corregedoria.

No plenário da Câmara dos deputados, em Brasília, a deputada indígena Joênia Wapichana (Rede-RR) alertou aos pares desse confronto ocorrido esta tarde.

 

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here