Com os livros em mãos, escritores têm uma fonte de renda com a venda dos exemplares

Três escritores do município de Rorainópolis, no Sul do Estado, foram selecionados por meio do Prêmio Dorval de Magalhães de Literatura para terem seus livros publicados. Os contemplados foram Ana Maria Lopez, autora do livro “Rorainópolis, Princesinha da BR-174”; Anthony Zabilini autor do livro de poesias “Singularidade” e do livro de contos “Província Tucumã”; e Carlos Guedelha, autor do livro de literatura de cordel “Um anjo sobe ao céu”.

Os recursos para a publicação foram garantidos por meio da Lei Aldir Blanc de incentivo à cultura. Para Ana Maria Lopez, é um sonho realizado poder ter o próprio livro impresso em mãos. “Apesar das dificuldades impostas pela pandemia, busquei cumprir todas as exigências do edital e estou muito feliz de ver minha obra publicada”, comemorou a escritora.

Para o escritor Anthony Costta Zabilini o Prêmio possibilitou tirar da gaveta projetos literários que não tinham previsão de serem publicados. “Sou muito grato aos envolvidos na concretização desse sonho, em especial a Secretaria de Cultura. Agora minhas obras podem alcançar diversas pessoas. Espero que mais autores possam sentir a mesma emoção”, disse.

O autor Carlos Reis Guedelha escreve cordel desde a adolescência e sempre sonhou em publicar uma obra. Além do sonho de ter uma obra publicada, ele encontrou uma fonte de renda. “Escrevo literatura de cordel há muitos anos e nunca pude publicar um livro. Hoje posso vender eles por um valor acessível, gerando uma renda que eu não tinha dias atrás”, disse.

O secretário de Cultura de Roraima, Sherisson Oliveira, ressaltou a importância de descentralizar os recursos da Lei Aldir Blanc também para artistas do interior. “Por meio desse recurso podemos contemplar autores e artistas de vários municípios. Diversos artistas que puderam lançar as obras deles, contribuindo para a arte e cultura de Roraima”, disse.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here