O secretário municipal de saúde, Cláudio Galvão. Foto: Katarine Almeida.

Em uma audiência pública realizada nesta quinta-feira (27) na Câmara Municipal de Boa Vista, o secretário municipal de Saúde, Cláudio Galvão  prestou contas referente ao terceiro quadrimestre de 2020 e primeiro quadrimestre deste ano. As contas foram aprovadas pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS), sem ressalvas.

Foram apresentados, além do orçamento físico e financeiro dos períodos, os números em relação a consultas, exames e demais atendimentos prestados à população, além das ações de investimentos da prefeitura em relação ao enfrentamento da pandemia na capital.

“A saúde é uma área que se reinventa diariamente, desde o ano passado com o surgimento da pandemia, algo que ninguém esperava e que tem exigido muito de todos. Não temos medido esforços para oferecer o serviço que a nossa população precisa e merece, temos dificuldades sim, mas são enfrentadas e superadas, com apoio do nosso prefeito Arthur Henrique. É um trabalho diário e constante. Eu agradeço muito a minha equipe e todos os profissionais de saúde que não medem esforços para que esse trabalho chegue na ponta da melhor forma possível”, disse.

Atendimentos – Foram realizados no terceiro quadrimestre do ano passado 156.560 mil atendimentos individuais nas unidades básicas de saúde espalhadas pelas oito macro áreas da cidade e 207.416 mil no primeiro quadrimestre deste ano.

O secretário destacou as melhorias nas unidades básicas de saúde, hoje 100% informatizadas, melhorando o processo de atendimento do paciente, tanto nas UBS´s como Hospital da Criança Santo Antônio. Mesmo enfrentando dificuldades na aquisição e logística na entrega o percentual de cobertura de medicamentos das farmácias básicas, Remume também saltou de 87% para 92% neste período.

Em relação ao aumento na liberação do TFD, foi explicado que essa é uma situação que depende muito das vagas disponíveis nas unidades hospitalares de outros estados e, que devido a pandemia, no último quadrimestre teve queda, mas esse primeiro quadrimestre já foi possível atender 82,75% crianças.

Enfrentamento à covid-19 – Entre as ações de destaque no enfrentamento à covid-19, a prefeitura ampliou o horário de funcionamento das UBS´s com atendimento exclusivo para casos leves e confirmados da doença. Hoje são 6 UBS´s funcionando de segunda a sexta-feira das 7h até meia-noite e aos sábados e feriados das 8h às 20h e ainda, duas UBS´s que funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h.

Este ano também foi iniciada a vacinação contra a covid-19, no mês de janeiro. A prefeitura se organizou e planejou o acesso a vacina em cinco pontos estratégicos da capital, em sistema drive-thru.

Também houve melhorias e revitalizações nas UBS. A do bairro São Pedro, Ione Santiago mudou de endereço e hoje está funcionando em uma estrutura nova e mais confortável para atender a população. A UBS Lupérico Lima, no Pintolândia, que atende casos de covid-19 passou por reformas.

Neste período mais dois blocos do Hospital da Criança Santo Antônio foram inaugurados, os blocos F e G e o Laboratório Municipal de Referência, ganhou um novo prédio, mais adequado e moderno para melhor atender a população, com os exames especializados.

Tanto a gestão, como os próprios parlamentares reconheceram a sobrecarga imposta em todos os serviços da prefeitura, não somente o de saúde, em razão da pandemia.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here