Prefeito Arthur Henrique (MDB) acompanha obras do CER II. Foto: Diane Sampaio/Semuc BV.

O prefeito reeleito de Boa Vista, Arthur Henrique (MDB), tomou posse na quarta-feira, 1º, para o segundo mandato no Teatro Municipal da capital roraimense. Ele e o vice-prefeito, Marcelo Zeitoune (PL), vão governar a cidade até o ano de 2028. Entre as principais propostas do prefeito destacam-se as áreas de saúde, educação, assuntos indígenas e mobilidade urbana.

De acordo com o prefeito Arthur Henrique, apesar do primeiro mandato ter sido marcado por desafios, a gestão dele conseguiu fazer trabalhos para a população. O mandatário destacou que a confiança da sociedade resultou na reeleição e disse acreditar que fará um segundo mandato melhor.

“Em 2021, a expectativa das pessoas era duvidosa, mas agora elas sabem do potencial e capacidade do trabalho. E a expectativa é ainda maior. O sentimento é de confiança de que a gente pode e tem experiência e capacidade de fazer um segundo mandato ainda melhor que o primeiro, mas de 75% da população votou e acredita no trabalho”, disse.
Arthur Henrique foi reeleito para o segundo mandato no primeiro turno (Divulgação)

Arthur e Marcelo Zeitoune venceram as eleições municipais de 2024 no primeiro turno, totalizando mais de 133 mil votos (75,18%). A chapa teve como principal opositora a deputada estadual Catarina Guerra (União), que recebeu o apoio do governador de Roraima, Antonio Denarium (Progressistas).

Prioridades da gestão

Segundo o site Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais (DivulgaCand), do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o prefeito tem propostas para diversas áreas de Boa Vista. Em entrevista, o prefeito destacou que uma das prioridades para o mandato será a mobilidade urbana, sem deixar de investir na saúde, educação e outros serviços básicos.

Dentre as principais propostas para a mobilidade urbana está o planejamento estratégico para identificar áreas com maior necessidade de transporte público, ajustando as rotas da capital, assim como a garantia de disponibilizar a frota de ônibus para o máximo de pessoas, incluindo aquelas com mobilidade reduzida.

Para a saúde, o plano de governo destaca a construção de mais Unidades Básicas de Saúde (UBSs), bem como a primeira unidade ininterrupta para urgência e emergência (UPA 24 horas). Outra proposta é fortalecer o atendimento especializado de doenças crônicas, saúde da mulher, saúde mental e reabilitação física.

Conforme o plano, a área da educação também deve contar com a construção e ampliação de unidades de ensino na cidade. O Centro de Formação de Professores, responsável por capacitar educadores continuamente também está previsto para ser construído neste mandato.

Por fim, outro setor que deve ter uma atenção maior é a de agricultura e assuntos indígenas. Arthur apresentou no projeto de governo diversas propostas para a área, dentre as quais se destacam a expansão da apicultura e piscicultura, apoio ao pequeno produtor na implantação de lavouras de inverno e verão, e número de máquinas agrícolas, além da ampliação no número de agricultores familiares beneficiados anualmente pelo Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA).

Nas comunidades indígenas, as propostas incluem o projeto de perfuração e instalação de poços artesianos, assim como a piscicultura nas comunidades e assistência veterinária nos rebanhos bovinos e outras criações.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here