Vereador Thiago Reis (PSD). Foto: reprodução/redes sociais.

Surfando na onda da polêmica, o vereador Thiago Reis (PSD) divulgou, neste fim de semana, um vídeo onde muda o tom de oposição ao prefeito Arthur Henrique (MDB), para um bem mais provocativo. Com ares de “vou te desmascarar agora!”, o vereador confirma verbalmente e com cara de bravo, tudo aquilo o que o prefeito diz em sua explicação sobre a Reforma do Regime de Previdência do Município de Boa Vista (Pressem) no dia anterior: não é algo isolado, já aconteceu em 93% das capitais, e nem é discussão nova entre a prefeitura e a Câmara de Boa Vista.

Além disso, o parlamentar ainda se reporta ao fato de o Supremo Tribunal Federal (STF) poder mesmo bloquear o município do recebimento de recursos públicos se não acelerar essa reforma. Apesar disso, Thiago quer que o prefeito retire a pauta da Casa, volte o estudo pra estaca zero, e ponha as contas públicas sob riscos desnecessários. Retificando a fala do vereador, Câmara é o lugar para se discutir o projeto sim, senhor! Se aquela Casa perdesse sua função de Legislar, seria caso de interdição.

O alarde em torno do reajuste de 3% em cima do desconto de contribuição distoa completamente de temas reais que ecoam ao cidadão de Boa Vista, como exemplo: como ser eleito com discurso de mudança e renovação e votar em Genilson Costa (Republicanos) para presidente da Câmara Municipal de Boa Vista, sendo este investigado e, dias antes de sua reeleição à Mesa Diretora, preso? Esse assunto aí nunca mais se falou pelas galerias, eles deixaram pra lá.

Quem muito se diz preocupado com os 3% em cima do desconto do Pressem, esquece que esta é a maior garantia que têm todos os servidores do município de Boa Vista: para a maioria deles, é o único meio para que venham a se aposentar no futuro e para que possam assegurar direitos aos seus herdeiros. Foi por esta pauta aí que o cabo eleitoral de Genilson gravou vídeo para “desmentir-confirmando” aquilo que o prefeito disse em seu vídeo anterior.

Apesar de se intitular “esclarecendo declarações do prefeito”, o vídeo do vereador confunde logo qualquer espectador que o ouça dizer “O que eles não te falaram é que devido a dois  embargos de decisões contrárias, suspende a decisão do acórdão!” E segue no juridiquês, para se dizer respaldado no discurso.

O debate sobre a Reforma do Regime Municipal de Previdência dos servidores de Boa Vista precisa de muito mais clareza que isso, vereador. O assunto tem ser discutido com a responsabilidade e com a transparência necessárias a quem se tem respeito à remuneração daqueles que fazem a máquina pública funcionar. Se vai apresentar alternativas, soluções, ideias, o senhor está no lugar certo para tal: o parlamento. Inflar movimentos está aquém do que se espera de uma liderança política.

Sem apresentar qual é a solução para o impasse aos cofres públicos para o feito inédito de uma reforma da previdência que não atinja ninguém, o vereador está se mostrando disposto a atrapalhar a negociação entre o Executivo e os servidores, ao invés de intermediar. Mero tumulto ao invés de solução. Não é desse tipo de postura que a nova política precisa. Esta que Thiago está fazendo já é mais que conhecida.

Mudam-se o rostos, os nomes, os perfis e as promessas. Mas são nas atitudes que reconhecemos a velha desesperança nos ditos como os novos tempos para a política de Roraima.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here